Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
ReportagemCarros

Donos de Kicks reclamam de defeito no freio que custa fortuna para arrumar

Diversos proprietários do SUV compacto Nissan Kicks têm relatado uma 'surpresa' em comum: o acendimento da luz espia que sinaliza algum problema com os freios ABS. Ao chegar na concessionária, a maioria deles descobre que o defeito é do módulo do equipamento, mas o problema é que a assistência técnica tem lidado com a situação de forma distinta: enquanto algumas fazem o conserto sem custos, outras cobram até R$ 20 mil pelo serviço.

Um dos consumidores que estão passando pelo problema, mas preferiu não se identificar, chegou a entrar na Justiça após se negar a pagar R$ 13 mil pelo conserto. Ele é proprietário de um Kicks 2017 que, em 2023, o surpreendeu com o acendimento de diversas luzes: do ABS, do sensor de colisão e uma terceira informando que o controle de tração e estabilidade estava desligado.

"Antes mesmo de ir à concessionária, busquei na internet e vi que o problema era comum. Quando cheguei na loja, me disseram que o carro ficaria lá três dias para fazer o diagnóstico e a correção dentro da garantia. Para a minha surpresa, me ligaram poucas horas depois dizendo que eu poderia buscar o carro, mas que teria que trocar o radar de colisão frontal - um orçamento de R$ 13 mil", conta.

Assustado com o preço do serviço, o proprietário do Kicks resolveu esperar alguns dias antes de autorizar o conserto.

"Soube de vários casos com tratamentos completamente diferentes. Enquanto alguns tinham o problema resolvido gratuitamente, outros pagavam até R$ 20 mil para corrigir o problema do ABS. Resolvi entrar na Justiça. Com o decorrer do processo, a Nissan me propôs um acordo para trocar a peça. No orçamento enviado, apontam problema no módulo do ABS. A sensação que tenho é de que eles mascaram o defeito. Primeiro, disseram que era no radar, mas era no módulo", disse ao UOL Carros.

Nissan instrui concessionárias

A coluna teve acesso a um documento enviado pela Nissan aos seus concessionários reconhecendo o problema. Trata-se de um Boletim Técnico sobre um Procedimento de Reparo para os DTC's C1110 e/ou C1111 Relacionados ao Atuador do ABS.

O documento afirma que o erro pode acontecer em veículos Kicks produzidos entre 2017 e fevereiro de 2021 - somente em modelos destinados ao mercado local. Ou seja, os carros importados não têm o defeito.

A coluna questionou a montadora se eles reconhecem o problema e qual o procedimento é indicado à concessionária. A Nissan disse que "monitora ativamente seus veículos e até o momento não foram identificados incidentes relacionados à segurança para este componente".

Continua após a publicidade

A empresa disse ainda que "o veículo realiza um procedimento de autodiagnostico a cada partida do motor. Caso seja detectada alguma anomalia em um componente, incluindo o módulo de controle do sistema ABS, uma luz de alerta é exibida no painel".

"Conforme orientações do manual do proprietário, se a luz permanecer acesa - que pode acontecer por diversos fatores -, será necessária a visita à uma concessionária Nissan, que realizará o diagnóstico com base nos sintomas e códigos de falha presentes no veículo e, caso necessário, procederá com o reparo conforme instruções da montadora. Durante esta análise, é realizada uma inspeção completa do sistema de freios que, como todo sistema mecânico, pode sofrer desgastes", completa.

Sobre o Boletim Técnico enviado às concessionárias, a marca disse que "são uma ferramenta de comunicação interna entre a montadora e sua rede de concessionários a fim de manter atualizados os procedimentos de diagnóstico e reparo em complemento aos manuais de serviço existentes."

Mais casos

Em um grupo de proprietários do veículo no Facebook, chamado de "Grupo Nissan Kicks", o número de pessoas relatando o acendimento da luz espia do ABS, junto com a sinalização de controle de estabilidade desligado, é grande. Apesar do mesmo sintoma, a resposta das concessionárias Nissan é diferente para cada caso.

O advogado Gabriel Yuri conta que, quando o problema apareceu em seu Kicks 2019, inicialmente era intermitente. "Acusava no painel do carro que os sistemas estavam desligados e, momentos depois, retornava a funcionar. Tirei foto e questionei na concessionária. Na época, pediram para ficarmos observando. O problema ficou grave, de passar dias sem funcionar, no último mês da garantia", lembra.

Continua após a publicidade

Quando o problema foi, de fato, detectado, o carro já havia saído da garantia, e o orçamento que Gabriel recebeu para substituir o módulo do ABS foi de mais de R$ 20 mil.

"Fui orientado a entrar em contato com o SAC e solicitar a troca do módulo. O pedido foi aceito, mas pediram um prazo longo, pois a peça estava em falta devido à crise dos semicondutores. Ao fim deste imbróglio, o módulo foi trocado sem custos. E o carro não apresentou problemas até então", garante.

Ricardo Struckel Filho, participante do grupo do Facebook, passou por uma situação parecida, mas não recebeu as mesmas informações. "A concessionária orçou em R$ 17.500 para consertar. Fui em uma oficina boa da cidade, que conhece todos os ferros-velhos, e ficou R$ 2.500", conta.

Chyara Diógenes, outra proprietária de Kicks, teve que pesquisar em mais de uma autorizada para ter o conserto sem custos. "A primeira vez que a luz do módulo e da estabilidade ligou foi no final de 2021. Eu entrei em contato com a concessionária que comprei, mas cobraram para olhar o carro e o serviço seria pago, já que não estava mais na garantia", relata.

"Aí levei em uma oficina e disseram que era só a calibração dos pneus, e deu certo por uns meses. Neste ano, a luz voltou e entrei em contato com outra concessionária, a moça disse que estava realmente dando problema em vários e que a Nissan tinha passado que era pra receber o carro e ajeitar de graça", completa Diógenes.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes