Nada de elétricos: Gol, Uno e Palio ainda são carros mais vendidos do país
Carros elétricos, menos poluentes, automáticos, com tecnologias semiautônomas, mais airbags e equipamentos de segurança estão no centro da discussão do mercado automotivo. Na contramão de todo esse discurso "por veículos melhores e mais seguros", os modelos mais vendidos no Brasil seguem sendo Volkswagen Gol, Fiat Uno e Fiat Palio.
A informação, que parece ter saído de algum balanço dos anos 1990, é da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). No fechamento de janeiro de 2024, Gol, Uno e Palio venderam, juntos, mais de 122 mil unidades.
A título de comparação, considerando todas as marcas, foram comercializados 118,5 mil carros zero-quilômetro no mesmo período - o que reforça que toda a tecnologia empregada ainda está bem distante do brasileiro médio.
Enilson Sales, presidente da Fenauto, explica que a razão para esses modelos dominarem o mercado há décadas é simples.
"O Gol foi lançado em 1980 e descontinuado em 2023, ou seja, ficou 43 anos em produção. Isso significa que há muitas unidades rodando no país. O mesmo acontece com Uno e Palio, lançados em 1983 e 1996, respectivamente. Não existe no Brasil regulamentação para descontinuar veículos de muito tempo de uso. Por isso, enquanto estiverem rodando, podem ser emplacados e continuar circulando por aí", explica.
Outro fator que reforça o bom desempenho desses veículos é o fato de a procura por usados 'velhinhos', ou seja, com 13 anos ou mais de uso, ser tão grande no país. Segundo dados da entidade, de 1,2 milhão de automóveis de segunda mão vendidos no mês passado, 408,7 mil estão nesta faixa etária de uso. Na prática, os carros que cabem, de fato, no bolso dos brasileiros não são equipados nem mesmo com airbags dianteiros e ABS, equipamentos obrigatórios desde 2014 no país.
"A indústria não tem se preocupado em lançar veículo de base, lugar ocupado antigamente por Fusca, Gol e Uno. Por causa do orçamento apertado, os brasileiros têm que recorrer a carros cada vez mais antigos. Os novos estão com preço muito alto", argumenta.
Fenômenos
Na preferência dos comparadores de usados, depois de Gol, Uno e Palio, estão Chevrolet Onix e Hyundai HB20, ambos lançados em sua primeira geração em 2012.
"São carros que ultrapassaram modelos importantes que ficaram muito tempo em linha, como VW Fox, Chevrolet Celta e Ford Ka. Podemos considerar fenômenos de venda. Na prática eles ocupam, hoje, o lugar dos carros novos de entrada, que têm um preço inalcançável por boa parte do público", diz Enilson Sales.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário