Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

O que GM ainda não revelou, mas pode chegar ao Brasil nos próximos anos

A General Motors foi uma das montadoras que apresentaram um novo ciclo de investimento no Brasil para os próximos anos. Em janeiro, a dona da marca Chevrolet revelou um aporte de R$ 7 bilhões no país, mas fez bastante mistério sobre os carros que pretende lançar. A coluna, porém, conversou com concessionários e descobriu boas informações sobre as novidades da marca.

De acordo com revendedores que participaram de uma apresentação da GM durante congresso promovido pela Associação Nacional de Revendedores de Automóveis dos EUA (NADA), o grupo confirmou oficialmente o foco nos híbridos.

"Depois da apresentação, estamos aguardando carros híbridos no Brasil. A expectativa é a melhor, pois nós concessionários, que estamos na ponta, sabemos que o mercado de elétricos ainda é restrito", disse um dos concessionários entrevistados.

Durante o anúncio do investimento no Brasil, os principais executivos da Chevrolet - incluindo o presidente global da marca Shilpan Amin - já tinham admitido pela primeira vez a possibilidade de um carro híbrido. O fato é marcante porque a GM, até então, era o principal grupo a defender um caminho mais rápido para a transição entre os carros a combustão e puramente elétricos.

Chevrolet Trax, SUV cupê compacto, é sucesso nos EUA
Chevrolet Trax, SUV cupê compacto, é sucesso nos EUA Imagem: GM/Divulgação

Outro destaque do congresso foi a apresentação do Envista, um SUV cupê da Buick, marca que também faz parte do portfólio da GM. O sentimento unânime entre os concessionários é que ele pode inspirar um novo carro que chegará ao Brasil.

"Não podemos cravar, mas nós acreditamos que, se ele não vier para nosso mercado, será algo próximo", disse fonte da coluna. À venda no mercado americano, o Envista é alguns centímetros maior do que o Compass, equipado com o motor 1.2 turbo da Montana e da versão Premier do Tracker.

Mesmo que o Envista não venha, existe outro SUV cupê no mercado americano com vocação para o Brasil. Trata-se do Chevrolet Trax, que é um SUV compacto de volume como o nosso Tracker. Ele também é equipado com o motor 1.2 turbo, que aqui é bicombustível.

Ao UOL Carros, a GM do Brasil afirmou que o evento se tratou da confirmação de veículos híbridos nos Estados Unidos para complementar o portfólio.

Continua após a publicidade

Portfólio renovado até 2028

Existem muitas possibilidades em aberto no portfólio da Chevrolet no Brasil. Apenas em 2024, serão lançados seis carros no país, entre eles Spin, S10, Trailblazer, Blazer EV e Equinox EV, sobrando uma vaga sem definição - que ainda não deve ser ocupada por um produto completamente novo.

A novidade é que, até 2028, todo portfólio da marca será renovado - o que inclui linha Onix e Tracker, que podem permanecer ou serem substituídas.

Levando em consideração que o grupo tem um compromisso global de só produzir veículos elétricos a partir de 2035, a inclusão de veículos eletrificados na linha de produção parece inevitável nos próximos quatro anos.

"A gente não vai perder mercado. Vamos entender o que o brasileiro quer. Vamos ouvi-los. Se o consumidor entender que a melhor opção são os carros híbridos, vamos avaliar e oferecer os produtos que melhor atendê-los", argumentou Fábio Rua, vice-presidente de políticas públicas e comunicações da Chevrolet do Brasil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.