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Paula Gama

REPORTAGEM

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BBB do trânsito: como 'dedo-duro' aumentou punições e reduziu mortes

 "BBB do trânsito" flagra motorista ultrapassando em local proibido  - Velsis
"BBB do trânsito" flagra motorista ultrapassando em local proibido Imagem: Velsis

Colunista do UOL

23/05/2023 04h00

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O número de óbitos ocasionados por acidentes de trânsito no Brasil caiu em 24%, entre os anos de 2018 e 2022, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito. Nesse período, cresceu no país a frota de carros equipados com equipamentos de segurança ativa e passiva, como airbags e freios ABS.

Além disso, alguns estados passaram a investir em tecnologias de monitoramento do tráfego que ajudaram a reduzir o número de infrações, tornando as vias públicas mais seguras.

Uma dessas novidades que ajudou a aumentar a segurança no trânsito das grandes cidades foi a instalação do Cerco Inteligente, um conjunto de câmeras, lasers e radares que ajudam a monitorar o tráfego 24 horas por dia.

Além da fiscalização tradicional de velocidade, os equipamentos são capazes de identificar detalhes como ausência de capacete e ultrapassagem em local proibido e emitir alertas para centrais de monitoramento. No ano passado, foram registradas 20.337 mortes no Registro Nacional de Acidentes, 24% a menos do que em 2018, ano em que o registro foi criado.

Segundo a Velsis, fabricante do sistema, os equipamentos são capazes de aumentar a regularização de veículos, reduzindo em até 35 vezes o comportamento irregular dos condutores nos locais em que estão instalados.

Até motociclistas sem capacete são monitorados pelo sistema  - Velsis - Velsis
Até motociclistas sem capacete são monitorados pelo sistema
Imagem: Velsis

As câmeras, radares e lasers do Centro Inteligente são capazes de capturar informações sobre presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.

O especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, enxerga uma relação óbvia de redução de mortes e de acidentes de trânsito com o incremento da fiscalização eletrônica. "O monitoramento auxilia as administrações de trânsito municipais e estaduais no planejamento, reduzindo os riscos de mortes causadas por acidentes."

Exemplos de sucesso

Desde que começou a implantar o "BBB do trânsito", em 2020, o Pará colheu bons resultados na redução da gravidade dos acidentes. O estado tem 384 equipamentos de vigilâncias que ajudaram a reduzir, entre 2020 e 2022, o número de feridos em rodovias de 361 para 126 - uma queda de 65%.

"Hoje, contamos com equipamentos de última geração como, por exemplo, um software que fiscaliza ultrapassagem em faixa contínua e o motociclista sem capacete, que são duas atuações fundamentais para fortalecer a segurança. Os resultados estão chegando e podemos comemorar mais vidas salvas, menos acidentes e maior segurança nas vias", afirma o diretor técnico Operacional Dentran-PA, José Bento Gouveia.

Ajuda na repressão de crimes

Já no Espírito Santo, informações obtidas por equipamentos de tecnologia em mobilidade e trânsito também estão garantindo um aumento de 90% no tempo de resposta da Secretaria de Segurança Pública na repressão a crimes ligados ao trânsito, como roubo de veículos, tráfico de drogas, evasão fiscal, entre outros.

No estado, o sistema possui 1490 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do estado, e que monitoram cerca de 1.650 faixas em vias e rodovias. Também integram o sistema 90 pontos de coleta de imagens com balanças de pesagem em movimento.

"A partir do momento em que passamos a ter acesso a todos estes dados, o crescimento foi de 90% na recuperação de veículos, saindo de um caso solucionado a cada quatro dias para três casos por dia", conta o gerente de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, João Paulo Siqueira do Nascimento.

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