Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carrão compartilhado: como pagar fração e ter modelo de luxo na garagem

 Rafael Moscardi, sócio-fundador de uma administradora, diz que boa parte dos clientes compra cotas de mais de um carro - Reprodução
Rafael Moscardi, sócio-fundador de uma administradora, diz que boa parte dos clientes compra cotas de mais de um carro Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

26/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Colocar um carro de luxo na garagem pagando apenas uma fração do valor parece uma pegadinha, mas se tornou realidade no Brasil. A modalidade de compartilhamento de bens é comum entre pequenas aeronaves e embarcações, e recentemente chegou aos modelos esportivos, que custam de R$ 300 mil a quase R$ 1 milhão. A regra é simples: três ou quatro sócios dividem os custos e a utilização do veículo, enquanto uma empresa administra o pool.

Rafael Moscardi, sócio-fundador da Auto Fraction, explica que os carros esportivos são usados, em média, apenas 40 dias no ano, por isso a ideia de compartilhar esse uso com mais pessoas. A modalidade abre portas para quem não pode comprar um carro de luxo sozinho, e também para quem quer utilizar mais de um veículo, então, em vez de comprar um, adquire cotas de vários.

"O veículo fica em nome dos cotistas por meio de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico). A empresa cuida da composição da SPE e faz toda a administração da compra, manutenção, agendamento e venda do carro, que é disponibilizado uma vez por semana para cada cotista por meio de uma agenda pré-estabelecida, mas que também é flexível para trocas", explica.

 Gerson Campos foi cotista de um Porsche 718 Boxster  - Reprodução - Reprodução
Gerson Campos foi cotista de um Porsche 718 Boxster
Imagem: Reprodução

Para efetuar a compra e organizar a SPE, a empresa cobra em torno de 6% do valor do carro. Depois disso, são pagas mensalidades para higienização, armazenamento e manutenção.

"O IPVA e o seguro são custos divididos integralmente entre os sócios, já os outros gastos com manutenção e desgaste são pagos de acordo com a quilometragem rodada por cada um. Assim, quem usa mais, paga mais", informa Moscardi.

Também são feitas checagens a cada entrega e devolução para saber se o carro está voltando como saiu. Se houver alguma batida ou defeito mecânico, por exemplo, o responsável arca com prejuízo.

Demandas variadas

Os modelos de veículos são variados. Tudo começou com superesportivos, mas entraram no portfólio carros off-road, como Troller T4 (2020), cuja cota sai por R$ 90 mil, e muscle cars como Ford Mustang GT (2018), com cotas de R$ 135 mil. Ainda assim, o carro-chefe segue sendo o Porsche 718 Boxster. A cota de um ano-modelo 2017 sai por R$ 185 mil. Entre os carros mais exclusivos está um BMW M3 G80 2021, custando R$ 275 mil a cota.

"Cerca de 45% dos nossos clientes compram mais de uma cota para ter variedade. Tem gente que tem um esportivo e um SUV off-road, por exemplo. Com o crescimento do negócio, está surgindo a demanda por mais segmentos, como elétricos, caminhonetes, outros SUVs e blindados", revela o sócio-fundador da Auto Fraction.

O influenciador Gerson Campos virou cliente de cotas de carro com um Porsche 718 Boxster, depois passou para um BMW M3. "Sempre tive o desejo de ter um Boxster, mas é uma mobilização de capital muito grande. Me interessei pelo modelo porque é uma forma de ter o carro, programar passeios, sem mobilizar o capital inteiro. Consegui unir a paixão com a racionalidade nesse caso", conta.

A Auto Fraction atua em cidades do estado de São Paulo, enquanto que a administradora Smart Share trabalha no Rio de Janeiro com o mesmo modelo, porém com quatro sócios para cada carro. Assim, cada um paga por 25% dos custos e usufrui por 25% do tempo. Já a You Share tem um modelo parecido, com uma diferença: são dois carros compartilhados para quatro sócios.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.