Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cansado de ir à escola a pé, adolescente constrói carro com R$ 2,5 mil

O carro foi construído com materiais encontrados em revendedoras de sucata  - Reprodução
O carro foi construído com materiais encontrados em revendedoras de sucata Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

23/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cansado de andar quase uma hora por dia, para ir e voltar da escola, um adolescente de 16 anos foi capaz de construir um carro e reduzir o seu tempo de locomoção para apenas 10 minutos. Morador de Sinaloa, no México, Rosvel Emir, com ajuda do seu pai e 9 mil pesos mexicanos, cerca de R$ 2.500, utilizou materiais reciclados e chapas de aço para construir o seu veículo.

O engenheiro Marco Colosio, diretor da seção São Paulo da SAE Brasil, explica que, para construir o carro, além dos materiais certos, Rosvel contou com uma profunda visão de engenharia.

"É um excelente projeto, com muitos conceitos de engenharia. Mostra que, muito além de ter as peças, é preciso saber como usá-las. Uma visão de engenharia nítida do garoto. Está de parabéns", opinou.

O carro artesanal usa uma botija de gás como tanque de combustível  - Reprodução  - Reprodução
O carro artesanal usa uma botija de gás como tanque de combustível
Imagem: Reprodução

Segundo o estudante, a inspiração foram outros carros artesanais que viu na internet e até mesmo veículos de montadoras, porém tudo precisou ser adaptado ao material que eles tinham em casa, ou encontravam em revendas de sucatas.

"A partir de peças encontradas em local de sucata ele chegou à construção de um carro. As rodas, aparentemente, são de um carrinho de golf ou de um quadriciclo, que deveriam estar sucateadas. Para o volante, ele soldou elos de correntes utilizadas em portões. Para o tanque, foi usado um botijão de gás, e ele ainda adaptou um pequeno filtro de combustível, normalmente usado em pequenos motores a combustão", explica Colosio.

Para a passagem de combustível para alimentação do motor, foram usadas mangueiras simples, de chuveiro ou jardim. Já o assento é uma cadeira de escritório. "O motor é um Italika de baixa cilindrada, usado em pequenas motos, que devia estar sucateado. Também temos diversas peças feitas com adaptação de solda em pedaços de chapa de aço, como os pedais", diz o engenheiro.

Veículo não poderia ser utilizado no Brasil

Apesar da dedicação de Rosvel, no Brasil, o veículo não poderia ser utilizado para ir à escola, a não ser que uma série de burocracias fossem cumpridas para legalizá-lo. O advogado Marco Vieira, Conselheiro Estadual do Cetran e membro da Câmara temática de Esforço Legal do Contran, explica que no país, para um veículo artesanal circular em vias públicas, ele deve estar registrado e licenciado junto ao Detran do domicílio do seu proprietário.

"O artigo 106 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que, no caso de fabricação artesanal, será exigido, para licenciamento e registro, Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal", explica o advogado.

Além disso, todo veículo artesanal deve ter um projeto técnico assinado por engenheiro responsável técnico, com formação ou habilitação na área mecânica, conforme regulamentação do respectivo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no