Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Como ponte que caiu nos EUA pode prejudicar os negócios das montadoras

Um navio cargueiro atingiu a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos. Com isso, o tráfego no porto da cidade foi suspenso e criou problemas para diversas empresas, entre elas as montadoras de carros. O atracadouro é um local importante para as fabricantes que importam e exportam veículos usando o local.

No ano passado, os terminais públicos e privados do porto de Baltimore movimentaram 847.158 carros e caminhões leves. Isso é mais do que qualquer outro porto dentro dos Estados Unidos.

Segundo informações do Automotive News, o porto de Baltimore lida com importações, exportações e remessas de peças para diversas montadoras como Nissan, Toyota, General Motors, Ford, Mazda, Subaru, Volvo, Jaguar Land Rover e Grupo Volkswagen - incluindo modelos de luxo para Audi, Lamborghini e Bentley.

Porta-voz da GM disse ao Detroit Free Press que a fabricante está em comunicação com os fornecedores para encontrar outras opções de logística no que diz respeito ao transporte. Ainda segundo o jornal, apesar disso a GM não espera grandes interrupções nas operações.

Efeitos no Brasil

Apesar dos efeitos para as montadoras, pelo menos neste primeiro momento não haverá interferência direta para o Brasil. Entramos em contato com algumas montadoras. A Volks respondeu que "o fato não tem impacto nas operações".

A General Motors (Chevrolet) também respondeu que as operações no Brasil não serão afetadas devido ao acidente com a ponte de Baltimore. A reportagem também entrou em contato com a Toyota, mas até a publicação desta matéria, a montadora não nos respondeu.

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes