Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Guerra das picapes: por que Nissan e Toyota 'dormem no ponto' no Brasil

Onde estão as picapes grandes da Nissan e Toyota? A pergunta tem uma resposta simples: não estão no Brasil. Com o mercado das full size em alta, as montadoras japonesas estão marcando bobeira? Até o momento, não contam com nenhum representante de grande porte para disputar o mercado nacional.

Recentemente, a Chevrolet lançou a Silverado e completou o trio de picapes grandes junto a Ram 1500 Limited e Ford F-150. Juntas, as três são as mais luxuosas do mercado. Além disso, também são as maiores (em tamanho) para os condutores comuns de habilitação do tipo B.

Vale lembrar que acima de 3,5 toneladas é preciso de CNH da categoria C para a condução das picapes, como acontece com a Ram 3500, por exemplo.

Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, entre julho de 2022 e julho de 2023, o segmento das grandes cresceu 97%, saltando de 403 para 795 emplacamentos. As caminhonetes grandes disponíveis no Brasil (para CNH B) ficam em um patamar de preços entre R$ 358 mil a R$ 529 mil.

Na Toyota, a marca está de olho no mercado das gigantes, mas pelo menos por enquanto, não mostrou nenhuma grande movimentação. Em 2021, registrou a Tundra no Brasil pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), mas de lá pra cá, nenhuma confirmação. Será que vem? Acho que sim. Estrutura e experiência eles para isso.

A Tundra, nos EUA, tem duas opções de motorização - uma delas híbrida de 443 cv e 80 kgfm de torque. A mais básica é um V6 3.5 biturbo de 394 cv e 66,2 kgfm de torque. A capacidade de reboque chega a 5,4 toneladas.

Imagem
Imagem: Divulgação

Na Nissan, a Titan é a representante de grande porte da fabricante asiática. A Full Size tem motor V8 5.7L de 400 cv. A Titan tem capacidade para mais de 5 toneladas de reboque, capacidade superior, inclusive, à recém-lançada Silverado.

Embora a Toyota e Nissan tenham picapes grandes em seu portfólio, ambas estacionaram no segmento das médias, com Hilux e Frontier, respectivamente.

Continua após a publicidade

*Colaborou Rodrigo Barros

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes