Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Uber de moto? Como funciona o serviço que promete ser até 30% mais barato

UberMoto já está presente em 83 cidades do Brasil; 99 também passou a oferecer viagens de moto em janeiro deste ano - Divulgação
UberMoto já está presente em 83 cidades do Brasil; 99 também passou a oferecer viagens de moto em janeiro deste ano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

26/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O aumento no valor dos combustíveis não impactou apenas quem se locomove de carro próprio. As tarifas para chamar um carro dos aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99, também aumentaram. Com isso, os apps apostam nas motos para atrair novos usuários, além de oferecer uma opção mais econômica do que as viagens de carro.

A modalidade, que estreou no País em novembro de 2020 com o Uber Moto, em Aracaju (SE), agora se expande para mais cidades do país com preços menores do que nos automóveis.

"Desde que começamos com as viagens de moto em algumas cidades brasileiras, percebemos que elas passaram a ser utilizadas para, por exemplo, conectar os nossos usuários com modais de transporte, como estações de ônibus, trens e metrô das cidades, principalmente para deslocamentos rápidos, aquilo que no mundo de mobilidade chamamos de 'last mile'", afirma Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber.

Em meados de fevereiro, o Uber Moto, que já estava presente em 45 cidades, foi expandida para outras localidades. Agora usuários de 83 municípios em todas as regiões do país podem escolher viajar de moto, com preços que chegam a ser 25% mais em conta do que uma viagem de UberX, a modalidade mais econômica para viagens de carro.

99Moto estreou em janeiro

Também pensando em oferecer uma alternativa mais econômica para os usuários, a 99 estreou no início do ano a categoria 99Moto. O serviço pode ser acessado pelos passageiros no app da 99 desde 11 de janeiro.

preço ubermoto - Reprodução - Reprodução
Viajar de moto pode ser até 30% mais barato, no caso do 99Moto, e 25%, no UberMoto, segundo as empresas
Imagem: Reprodução

"Buscamos essa solução via aplicativo porque, na 99, acreditamos em um ecossistema multimodal para ajudar a construir uma mobilidade eficiente, e a moto definitivamente faz parte desse conjunto de opções de transporte. Entendemos que a categoria pode ser mais inclusiva, seja por adentrar em locais mais estreitos e íngremes, mas, principalmente, por ser financeiramente mais acessível", explicou a diretora de operações e produtos da 99, Lívia Pozzi.

No caso da 99, as corridas de moto podem ser até 30% mais baratas do que a categoria 99POP. O serviço 99Moto chegou, inicialmente, a nove cidades brasileiras: Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Sorocaba (SP), Sobral (CE) e Teresina (PI).

De acordo com a 99, neste início da operação, as localidades foram escolhidas a partir de pesquisas que apontaram para a oportunidade de melhoria da mobilidade urbana dos usuários dessas regiões.

"Como a motocicleta já compõe o modal de mobilidade em muitas cidades brasileiras, observamos uma aceitação muito positiva por parte dos passageiros e também dos motociclistas, que veem na categoria uma nova fonte de ganhos. O objetivo agora é melhorar a experiência dos usuários e seguir expandindo, tanto em número de motociclistas parceiros, quanto em número de cidades onde a categoria estará disponível", afirma Pozzi.

Capacete e máscara são obrigatórios

De acordo com as plataformas, os motociclistas que queiram trabalhar com viagens de moto precisam ter, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, com categoria A, a permissão para exercício de atividade remunerada ("EAR"). No caso da Uber, por exemplo, os entregadores parceiros já cadastrados no Uber Eats podem também fazer viagens de Uber Moto, desde que tenham a "EAR" na carta.

99Moto - Divulgação - Divulgação
99Moto, que estreou em janeiro, e UberMoto recomendam que o passageiro use seu próprio capacete em tempos de pandemia
Imagem: Divulgação

"Assim como os motoristas parceiros da plataforma, os motociclistas passam por um rigoroso processo de cadastro com base em documentos como CPF, CNH, licenciamento do veículo e checagem de antecedentes", acrescenta a diretora de produtos e operações da 99.

Já o passageiro precisa, assim como o condutor, usar capacete apropriado para motocicletas, item obrigatório por lei. Embora as duas plataformas recomendem aos motociclistas parceiros que tenham um capacete extra para utilização dos passageiros, a orientação é que o passageiro tenha seu próprio capacete para viajar com mais segurança, ainda mais em tempos de Covid-19.

Presente atualmente em 85 cidades brasileiras, a modalidade moto aparecem como opção, quando os usuários solicitam uma viagem no aplicativo em um município onde já exista o serviço.

"A 99 orienta que, caso o passageiro não tenha capacete próprio, o capacete extra do motociclista parceiro seja higienizado entre uma viagem e outra, com aplicação de produto com ação antimicrobiana, como álcool 70%. É importante ressaltar ainda que o uso de máscara é obrigatório em todas as viagens da 99, incluindo na modalidade 99Moto" ressalta Lívia Pozzi.

As plataformas afirmam que as viagens de moto contam com os mesmos recursos de segurança existentes nas viagens de carro. Inclusive com seguro para acidentes pessoais, tanto para usuários como para motociclistas parceiros.

Dicas para viajar de moto nos apps

- Tenha seu próprio capacete
- Use máscara
- Higienize as mãos e partes da moto com álcool gel (70%)
- Apoie os pés firmemente nas pedaleiras traseiras e segure nas alças da moto
- Use calçado e roupas apropriadas