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Nova Tiger 1200 chega ao Brasil em 2022 mais leve, potente e aventureira
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A Triumph revelou nesta semana a nova geração da Tiger 1200. A bigtrail inglesa foi completamente renovada: perdeu peso, ganhou um novo motor, mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar com detecção de ponto cego. A nova Tiger 1200 chega ao Brasil já no ano que vem, mas ainda não tem data nem preço definidos para o mercado nacional.
Significativamente mais leve (25 kg a menos do que a geração anterior) e muito mais potente (passou de 139 cv para 150 cv), a nova Tiger 1200 oferece, pela primeira vez, duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 litros e também de 30 litros, nas versões Explorer.
Assim como fez com os modelos de 900 cc, a Triumph dividiu a família Tiger 1200 em duas: GT e Rally. A principal diferença entre elas são as rodas. A GT, mais voltada para aventuras no asfalto, usa rodas de liga-leve, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Já a linha Rally, mais apta ao off-road, traz rodas raiadas, de 21 polegadas, na frente, e 18, atrás.
Motor de três cilindros tem 150 cv
O coração da nova Tiger 1200 é o inédito motor de três cilindros, 1.160 cm³, DOHC e arrefecimento líquido que equipa todos os modelos. O tricilíndrico representa um grande salto em desempenho, quando comparado à geração anterior: produz 150 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 13,2 kgf.m a 7.000 giros.
A Triumph destaca que a grande novidade do propulsor é seu virabrequim T-Plane, que proporciona intervalos desiguais de ignição. Com isso, o motor oferece melhor resposta e bom torque em baixos regimes, uma característica interessante para pilotar na terra; e também boa aceleração e desempenho em altos giros, ideal para acelerar na estrada.
O câmbio de seis velocidades tem embreagem deslizante e shif-assist, mecanismo que permite subir ou reduzir marchas sem usar a embreagem. A prática transmissão final por eixo-cardã permanece, mas, ao invés do pesado monobraço, há uma nova balança traseira que "economizou" 1,5 kg.
Tanque de alumínio
Mas é mesmo o novo quadro o responsável por grande parte da redução de peso da Tiger 1200, pois é 5,4 kg mais leve do que o anterior e tem um subchassi de alumínio e alças de garupa aparafusados, o que facilita a retirada e, segundo a Triumph, foram aprimoramentos desenvolvidos a partir do feedback do cliente. A economia de peso adicional vem do tanque de combustível, agora feito em alumínio, e da já citada balança traseira.
As suspensões são da Showa: garfo telescópico invertido com tubos de 49 mm, na dianteira, e monoamortecedor traseiro. Os cursos variam de acordo com a família. Na GT, são 200 mm e na Rally, são 220 mm em ambas. Os ajustes são eletrônicos com sistema semiativo, ou seja, que se adapta ao estilo de pilotagem e também ao terreno.
Os freios também trazem o que há de melhor no mercado. Na dianteira, pinças monobloco Brembo Stylema mordem dois discos de 320 mm de diâmetro; enquanto, na traseira, uma pinça simples, também da grife italiana, atua sobre um disco de 282 mm. Os freios contam, claro, com sistema ABS otimizado para curvas.
As rodas, como já dito acima, são de liga-leve na família GT. Os pneus são os Metzeler Tourance nas medidas 120/70-19, na frente, e 150/70-18, atrás.
Já os modelos da família Rally são equipadas com rodas raiadas, aptas a receber pneus sem câmara, para a alegria dos motociclistas aventureiros, pois são mais fáceis de reparar em caso de um furo. Os pneus são os Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90-21, na dianteira, e 150/70-18, na traseira.
Sistema de radar
Como outras motos do segmento bigtrail, a nova Tiger 1200 traz um completo pacote eletrônico, com modos de pilotagem, controle de tração, assistente de partida em ladeiras, freios ABS e até suspensões semiativas, tudo controlado por unidade de medição inercial de seis-eixos. Mas a grande novidade mesmo é a adoção do sistema de radar.
As versões topo de linha, batizadas de GT Explorer e de Rally Explorer, saem de fábrica com o novo sistema Triumph Blind Spot Radar, desenvolvido em parceria com a Continental, que oferece dois recursos principais de segurança.
A Assistência de Ponto Cego usa um radar voltado para trás para avisar ao motociclista quando outro veículo está em seu ponto cego. Já a Assistência para Mudança de Faixa dá um aviso se o motociclista acionar a seta para mudar de faixa e houver um veículo se aproximando. Dessa forma, reduz a chance de um acidente na estrada.
Três versões chegam no ano que vem
A Triumph já confirmou que a nova Tiger 1200 vem para o Brasil no próximo ano. Entretanto, segundo a marca, só serão vendidas três das cinco versões disponíveis do modelo no resto do mundo.
As versões GT e GT Pro não serão vendidas aqui. Apenas o modelo topo de linha da família, a Tiger 1200 GT Explorer, que tem tanque de 30 litros e sistema de radar. Da família Rally, que tem rodas raiadas e aro 21, na dianteira, virão as versões Pro (com tanque de 20 litros) e Explorer (30 litros).
Os preços e a data exata de lançamento do modelo ainda não foram definidos. Mas, se a Triumph seguir a estratégia adotada nos últimos anos, podemos esperar que a nova geração da bigtrail inglesa desembarque por aqui no segundo trimestre de 2022.
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