PUBLICIDADE
Topo

Amortecedores: como identificar problemas e quando é preciso trocá-los

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

02/06/2020 04h00

Os amortecedores desempenham um papel essencial na suspensão do seu carro, sendo responsáveis por boa parte da estabilidade do automóvel. Por isso, é importantíssimo que tenham a atenção devida.

Como o desgaste dos amortecedores é muito gradual, pode ficar difícil identificar o momento em que já estão mais desgastados do que deveriam.

Claro que sempre que respeitamos os prazos de manutenção preventiva, não há muito com o que se preocupar. Mas, se você esqueceu ou deu aquela relaxada com o sistema de suspensão, alguns sinais podem te indicar que eles precisam ser substituídos.

Um sintoma clássico de que o amortecedor já está precisando de atenção é oscilação demais no carro. Por exemplo: ao se passar por uma lombada e o carro demora para parar de balançar, pode ser um sinal de que o amortecedor não está mais conseguindo dissipar a energia da mola como deveria.

Amortecedor vazando é um problema seríssimo. Para ver se existe vazamento é importante verificarmos a haste da peça. Em alguns casos você precisa afastar o guarda-pó para conseguir verificar. É importante que a haste esteja seca.

Amortecedor vazando é oficina na hora! Lembrando que você pode ter vazamento em um amortecedor só, mas na hora de trocar precisa substituir o par, no eixo.

Outra coisa que é legal observar é se o tempo de acionamento dos freios está maior. Problemas no amortecedor podem comprometer a aderência dos pneus ao solo e, por isso, fica mais difícil dos freios pararem as rodas.

Quem dá essas dicas é Jair Silva, da Nakata Amortecedores, que lembra que é importante também verificar o sistema a cada 40 mil km.

É importante lembrar que falhas nos amortecedores podem ser bem sérias, resultando em instabilidade - especialmente em curvas, que acabam em acidentes. Então nunca é demais ter cuidado com esses itens.