PUBLICIDADE
Topo

Por que encher o tanque do carro eleva o consumo de combustível

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colaboração para o UOL

07/01/2020 04h00

Feliz ano novo, povo! Vamos cuidar bem do carro em 2020 para não gastar o 13º salário inteiro em consertos no possante?

Economizar combustível não tem época, não é? Agora que estamos em tempos de viagens de férias não tem muito o que fazer e o jeito é encher o tanque mesmo para pegar a estrada, já que o combustível custa um absurdo nos postos das rodovias.

Porém, a gente consegue otimizar um pouquinho as coisas deixando de encher tanto o tanque ao percorrer trajetos curtos.

Não tem magia nem mistério. A solução é mais simples do que se imagina.

Basta não encher o tanque de combustível quando seus trajetos serão pequenos. A explicação? Combustível pesa! Se você enche o tanque, está consumindo parte dele para carregar o carro, mais as pessoas, mais... o próprio combustível.

É uma economia bem pequenininha, mas, em tempos de dinheiro curto, todo recurso é válido, não é mesmo? Com menos combustível no tanque a gente tem o carro mais leve e gasta alguns mililitros a menos.

Além disso, não esqueça de jamais permitir que coloquem combustível a mais no carro quando vai encher o tanque. Assim que o gatilho do bico da bomba destrava é o limite e não tem de colocar um "chorinho" para arredondar litros nem reais, certo?

Mas não vá exagerar e andar com o carro só na reserva, hein! Isso também é ruim, muito ruim.

É mais um daqueles alertas paranoicos da Thais, mas que vale a pena observar. Pode ser que você use o carro na reserva a vida toda e nunca aconteça nada.

Porém, fazer isso uma vez só já pode ser o suficiente para queimar a bomba de combustível.

Isso porque ela, na maioria dos carros modernos, é elétrica e fica dentro do tanque, mergulhada no combustível (que é gelado) para manter a temperatura baixa enquanto trabalha.

Andar na reserva pode fazer o nível baixar o suficiente para expor a bomba. Se ela trabalhar fora da zona de resfriamento, pode queimar ou passar a funcionar mal, prejudicando o trabalho do motor.

A dica em vídeo dessa semana é sobre esse assunto e espero que aproveitem bastante: tanto a dica quanto as férias!

Um super 2020 para todo mundo! A gente se vê na semana que vem.

Tabela Fipe

Você sabe quanto variou o preço do seu carro nos últimos meses?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.