Topo

Coisa de Meninos Nada

Como fazer se seu carro precisar de manutenção durante a quarentena

Momento Vox
Imagem: Momento Vox

Colunista do UOL

07/04/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esses tempos estão realmente difíceis, né? Na semana passada demos algumas dicas sobre como exercitar seus carros durante a quarentena, mas outro item importante nessa discussão é a manutenção, especialmente a preventiva.

Carro parado estraga e veículo sem manutenção dá mais dor de cabeça ainda. Muitas oficinas mecânicas e lojas de autopeças estão fechadas, mas ainda tem bastante gente trabalhando, principalmente com horários agendados e serviços de "leva e traz" para facilitar a vida de quem precisa de cuidados especiais com o possante.

Trocas de óleo e filtros, correia dentada, kit de embreagem, batentes de amortecedores, alinhamento e balanceamento... São várias as manutenções que devem ser feitas, desde que respeitando os cuidados necessários para evitar contágio e transmissão do coronavírus.

Muitos estão preocupados com os custos das manutenções, já que algumas empresas reduziram salários, dispensaram ou deram férias aos funcionários. Em tempos de crise, em que o dinheiro anda curto dos dois lados da corta, vale conversar com seu mecânico para entrar em um entendimento que facilita a vida de ambos.

Outra alternativa (para a fúria de alguns leitores) é realizar a manutenção do seu carro em casa. Vocês podem aproveitar a quarentena, comprar as peças pela Internet, juntar a família e fazer o trabalho na garagem.

Talvez essa seja a oportunidade que você estava precisando para se arriscar em apertar uns parafusos e, quem sabe, se apaixonar pela atividade. Apenas se lembre sempre de tomar todos os cuidados de segurança (usar cavaletes para apoiar o carro e EPIs para se proteger de acidentes) e com o meio ambiente (reservar os fluidos para o descarte correto). E mande bala! A diversão é garantida.

Como sempre, aguardo, ansiosamente pelos comentários de vocês e saibam que estou à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance. Bora cuidar dos nossos carros, mas, principalmente, de nós mesmos e de quem nós gostamos. Fiquem em casa e nos falamos na semana que vem.