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SUV ou sedã? Qual é o carro que dá mais valor para o seu dinheiro

Quem se considera apaixonado por carros geralmente é crítico da categoria dos SUVs. Com exceção daqueles com reais aptidões fora-de-estrada, ou então dos fabricados por marcas de luxo com motores de superesportivos, o restante sofre com apelidos pejorativos.

Mas basta observar as ruas para comprovar que esses "renegados" dominam o mercado. Inclusive, não faltam apaixonados por carros com SUVs em suas garagens.

O que ninguém pode negar é que os SUVs são inexplicavelmente bem mais caros que seus irmãos "mais baixos", no caso os hatches e sedãs. Mesmo equiparando equipamentos e motorização, a proporção é geralmente desfavorável para o SUV.

Na coluna dessa semana separei alguns exemplos no mercado de usados que provam como alguns sedãs ainda são bem mais vantajosos que os SUVs.

Honda HR-V x Civic

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Imagem: Murilo Góes/UOL

Apresentado como modelo 2016, o HR-V sempre vendeu muito bem como zero-km e também é dos carros mais desejados no mercado de usados. O que nem todo comprador percebe é que o Civic é melhor e mais barato.

Se considerarmos os modelos 2016 em suas versões mais completas, o HR-V EXL tem Tabela Fipe de R$ 84 mil, enquanto o Civic EXR é vendido por R$ 79 mil. A diferença pode parecer pequena, mas basta comparar para ver como o Civic é mais vantajoso.

Seu motor 2.0 é bem mais forte, sua suspensão traseira é independente, seu porta malas é maior, tem dois airbags a mais e teto solar elétrico. Fora o isolamento acústico, bem mais refinado por ser um carro de uma categoria acima do HR-V.

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Chevrolet Tracker x Cruze

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Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Tracker é um velho conhecido nosso, mas somente no modelo 2020, quando passou a ser nacional e baseado na plataforma do Onix, é que teve vendas mais significativas. O carro é bom, tem muitas qualidades, mas quando comparado ao Cruze, fica para trás.

O motor 1.4 com turbo do Cruze é superior em todos os dados de desempenho e fica muito próximo no consumo, quando comparado com o motor 1.2 turbo do Tracker.

Por ter tanque de combustível bem maior, sua autonomia é superior. Ainda tem a vantagem de ser mais suave, por contar com um cilindro a mais e dispensar a manutenção de troca de correia dentada, por possuir corrente de comando.

Com relação aos equipamentos das versões mais completas, a Premier, o Tracker até leva alguma vantagem, como teto panorâmico e assistentes de segurança, mas acho pouco para um carro de categoria inferior sem o mesmo conforto de rodagem. Na Tabela Fipe dos modelos 2020 nas versões Premier, o Tracker custa R$ 115 mil e o Cruze sai por R$ 113 mil.

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Toyota Corolla x Corolla Cross

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Imagem: Divulgação

Aqui é muito fácil enxergar as vantagens do sedã. Baseados na mesma plataforma e compartilhando o mesmo conjunto mecânico, era de se esperar que Corolla Cross e Corolla sedã tivessem valores próximos. Porém, desde o lançamento do SUV, ele foi posicionado cerca de R$ 20 mil acima quando se comparava versões equivalentes.

O pior de tudo é que o Cross é mais simples, com suspensão traseira por eixo de torção, porta-malas menor e entre-eixos mais curto. Para mim, deveria ser até mais barato, mas não é o que acontece - e o mercado parece não perceber isso. Como exemplo, as versões intermediárias do modelo 2022, XEi para o sedã e XRE para o Cross, tem Tabela Fipe de R$ 126 mil e R$ 143 mil, respectivamente.

Nissan Kicks x Versa e Sentra

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Imagem: Murilo Góes/UOL
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O Kicks é o Nissan que mais vende no Brasil e também é o mais irracional da marca - pelo menos na teoria, quando comparado com seus irmãos de plataforma, Versa e Sentra. Os três utilizam a plataforma Nissan V, mesmo o Sentra sendo tão diferente e pertencer a uma categoria superior.

O que não é superior é o preço do Sentra, bem mais atraente que o do Kicks. Enquanto a Tabela Fipe do Sentra SL 2020, versão mais completa do último ano disponível antes do seu recente retorno, é R$ 90 mil, a do Kicks SL 2020 é R$ 94 mil.

Pouca coisa, praticamente um empate, mas vale lembrar que o Sentra tem motor 2.0, bem mais potente, além de ter vários outros equipamentos como banco elétrico, teto solar e ar-condicionado de duas zonas. No comparativo com o Versa, esse sim com o mesmo motor 1.6, considerando a atual geração que começou em 2021, a Tabela Fipe da versão Exclusive, a mais completa, é R$ 92 mil. Já o Kicks SL do mesmo ano, tem cotação de R$ 100 mil, uma boa diferença que não justifica investir nesse pequeno SUV.

Volkswagen T-Cross x Virtus

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Imagem: Divulgação

Em mais um caso que parece não fazer sentido, mesmo o VW T-Cross sendo equivalente ao Virtus, ele custa mais caro e vende mais. Ambos utilizam a plataforma MQB e compartilham a mesma mecânica em algumas versões, como por exemplo a Comfortline.

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Nesse caso, o motor é o 1.0 turbo com a transmissão automática de seis marchas. Os dois contam com excelente espaço interno, mas o porta-malas do Virtus é bem mais generoso e leva quase 150 litros a mais.

Desempenho e consumo também são favoráveis no Virtus, por ser mais leve e ter melhor aerodinâmica. Vantagem do T-Cross está apenas nos airbags de cortina, item indisponível no Virtus Comfortline, mas que não justifica a diferença de preço.

Considerando os modelos 2020, o T-Cross Comfortline tem Tabela Fipe de R$ 100 mil e o Virtus Comfortline de R$ 79 mil, diferença de incríveis R$ 21 mil para carros quase iguais.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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