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5 hatches automáticos usados mais interessantes que o novo Peugeot 208 1.0

Colunista do UOL

26/05/2022 04h00

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A Peugeot anunciou nesta semana o retorno de um carro com motor 1.0. O último tinha sido o modelo 206, que utilizou o 16 v de origem Renault em seus primeiros anos de vida aqui no Brasil. Agora, o 208 volta a oferecer essa opção e, assim como no passado, a unidade escolhida também será fornecida por outro fabricante - no caso a Fiat, que emprestará o motor Firefly que já vinha sendo utilizado no Argo desde o seu lançamento.

Na verdade, como sabemos, Peugeot e Fiat fazem parte do mesmo grupo, a Stellantis, portanto nada mais natural que esse tipo de coisa aconteça. Os preços de lançamento já foram divulgados entre aproximadamente R$ 72 mil e R$ 80 mil, dependendo da versão. São bem competitivos e é de se prever que essa opção fará sucesso no nosso mercado.

Mas, como sempre gosto de fazer, fui pesquisar o que o mercado de usados tem para oferecer nessa mesma faixa de preço, e não foi nenhuma surpresa se deparar com modelos melhores em equipamentos e desempenho, que um potencial comprador do 208 1.0 também pode considerar. O melhor de tudo, todos com transmissão automática, item indisponível nessa nova opção de motor do 208.

Peugeot 208 - Divulgação - Divulgação
Peugeot 208
Imagem: Divulgação

Peugeot 208 Griffe 2019

Faz sentido deixar de comprar um 208 zero-quilômetro para levar um com três anos de uso pelo mesmo preço? Pode parecer loucura, ainda mais que o modelo 2019 é da geração anterior, com desenho mais antigo. Mas, comparando o que cada um oferece, passa a fazer bastante sentido.

A versão Griffe 2019 do Peugeot 208, com Tabela Fipe de R$ 74 mil, vinha equipada com o motor 1.6 16v, que pode até ser um motor ultrapassado, mas é bem mais potente que o Firefly 1.0 da nova versão, portanto oferece desempenho melhor.

Como se não bastasse isso, ainda tem a transmissão automática de seis marchas, um desejado item de conforto que está indisponível para o 208 1.0. Quanto ao desenho, mesmo sendo antigo, é considerado bem atual, e o carro ainda oferece teto solar panorâmico, ar-condicionado automático de duas zonas, airbags laterais, controlador de velocidade e central multimídia.

Toyota Etios - Motor1.com - Motor1.com
Toyota Etios X Plus 1.5 AT
Imagem: Motor1.com

Toyota Etios X Plus 2020

Ele pode até ter saído de linha, mas o mercado de usados parece não estar preocupado com isso. O Toyota Etios pegou fama de robusto e econômico, dois argumentos fortes para quem não quer ter dor de cabeça e valoriza o próprio dinheiro.

A versão X Plus modelo 2020 do hatch tem Tabela Fipe de R$ 71 mil, ou seja, é até mais barato que a versão mais simples do Peugeot 208 1.0. O motor do Etios é o 1.5 16v, e a transmissão automática de quatro marchas. A lista de equipamentos conta com controles de estabilidade e controlador de velocidade como destaque.

Hyundai HB20 - Mario Villaescusa - Motor1.com - Mario Villaescusa - Motor1.com
Hyundai HB20 1.0T Evolution
Imagem: Mario Villaescusa - Motor1.com

Hyundai HB20 Evolution 2020

Um dos campeões de vendas no mercado de novos, o HB20 também se dá muito bem no mercado de usados. Com Tabela Fipe de R$ 78 mil, portanto mais barato que a versão mais cara do novo 208 1.0, é possível considerar um HB20 2020 também 1.0, mas com turbo, portanto com muito mais desempenho, sem deixar de lado a economia de combustível.

A transmissão é automática de seis marchas, e na versão Evolution o modelo já conta com controles de estabilidade e tração.

Honda Fit - Rafael Munhoz - Motor1.com - Rafael Munhoz - Motor1.com
Honda Fit
Imagem: Rafael Munhoz - Motor1.com

Honda Fit Personal 2019

Outro que saiu de linha recentemente e certamente vai deixar saudades. No mercado de usados, sempre se deu muito bem por ser um carro com excelente aproveitamento de espaço interno e a reconhecida robustez mecânica da Honda.

A versão Personal, destinada ao público PCD, pode afastar interessados por sugerir ser depenada de equipamentos, mas na prática oferece até mais do que o essencial, como por exemplo o controlador de velocidade, controle de som no volante e controles de estabilidade e tração. Como todos os Fit dessa terceira geração, o motor é 1.5 16ve a transmissão automática é do tipo CVT. A Tabela Fipe do modelo 2019 é R$ 80 mil, mesmo valor da versão mais cara do Peugeot 208 1.0.

VW Polo - Rafael Munhoz - Motor1.com - Rafael Munhoz - Motor1.com
VW Polo
Imagem: Rafael Munhoz - Motor1.com

VW Polo 1.6 2020

A última sugestão dessa lista ficou com o VW Polo, modelo consagrado no mercado de usados. Até poderia colocar aqui uma opção com motor turbo, mas decidi listar a versão 1.6 16v, menos complexa mecanicamente, portanto com custo de manutenção menor no longo prazo.

Esse motor 1.6 é extremamente eficiente, ou seja, entrega bom desempenho e baixo consumo de combustível, além do conforto da transmissão automática de seis marchas. A Tabela Fipe dessa versão é de R$ 76 mil, e o modelo conta com airbags laterais, controles de estabilidade e tração.