Topo

Caçador de Carros

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Kit de sobrevivência: itens 'salvadores' que você deve manter no carro

Kit de fusíveis é um item que poderá evitar que você fique parado com o carro; confira outros exemplos abaixo - Reprodução
Kit de fusíveis é um item que poderá evitar que você fique parado com o carro; confira outros exemplos abaixo Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

17/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não faltam saudosistas apaixonados por carros antigos, grupo no qual o leitor sabe que eu me incluo. Só não nego que os carros modernos são bem mais confiáveis.

Podemos até discutir se os carros atuais, com eletrônica embarcada cada vez mais complexa, conseguem ter a mesma durabilidade dos antigos, que são mais simples e mais fáceis de serem reparados. Porém, é cada vez mais raro ver um carro novo parado no acostamento por conta de algum problema mecânico ou elétrico, infortúnio frequente no passado.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Mesmo assim, aqueles que são mais prevenidos e não têm medo de colocar a mão na massa preservam ferramentas e equipamentos no porta-malas de seus carros, prontos para serem utilizados naqueles dias em que tudo dá errado.

Claro que eu não me refiro aos equipamentos obrigatórios, como chave de roda, triângulo e estepe. Os itens que vou listar a seguir são apenas sugestões para se ter dentro do carro.

Luvas, panos, lanterna e guarda-chuva

Lanterna - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Recomendo que seu kit tenha pelo menos luvas, panos, uma lanterna de LED e um guarda-chuva. Se você decidiu que vai se aventurar para tentar arrumar seu carro, que resolveu deixá-lo na mão, você vai precisar desses itens.

Ferramentas

Kit de ferramentas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No passado, era comum que o próprio fabricante do carro equipasse seus modelos com um kit de ferramentas básico, geralmente composto por chave de fenda ou philips, chaves de boca e alicate.

O mais completo que eu já vi era o que equipava os Ladas, marca russa que teve presença no nosso mercado nos anos 90. Os carros eram simples e baratos, mas o kit era de fazer inveja para muitas caixas de ferramentas. Hoje, essas ferramentas básicas ainda são muito úteis e podem salvar você de problemas simples. Por isso, vale a pena tê-las no carro.

Cabo de chupeta ou auxiliar de partida

Chupeta na bateria - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quase sempre, a bateria do carro entra na conta das manutenções corretivas.

Eu não me lembro de ninguém que a troque de maneira preventivaantes de acabar de vez. Em uma situação como essa, nada como ter um cabo de chupeta e alguém com outro carro disposto a ajudar, para resolver o problema da maneira mais rápida e simples possível.

Ainda melhor, porém bem mais caro, é o auxiliar de partida, que cabe dentro do porta-luvas e dispensa a ajuda de outro carro. Basta conectá-lo na bateria e dar a partida.

Galão de água

Garrafa de água - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Uma mangueira rasgada faz com que o líquido de arrefecimento se vá aos poucos, levando ponteiro da temperatura do motor para as alturas.

Uma solução paliativa é ter um galão com água para reabastecer o sistema de arrefecimento e ir acompanhando com atenção o ponteiro da temperatura, pelo menos até chegar em um local próprio para realizar o serviço correto, com troca de peças e uso de líquido e aditivo corretos.

Óleo lubrificante do motor

Óleo do motor - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

É aceitável que o nível do óleo do motor baixe um pouco antes do momento previsto para ser substituído, e a vareta de verificação está lá para não sermos pegos de surpresa.

Para não correr o risco de adicionar óleo diferente do que está no motor, eu recomendo deixar um litro do mesmo óleo separado no momento da troca, para poder ir utilizando aos poucos e nunca ficar com o nível abaixo do recomendado.

Fusíveis e lâmpadas

Caixa de fusíveis - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não precisa ser especialista para resolver um problema elétrico simples, como troca de fusível ou substituição de lâmpadas. Mas para isso, é bom tê-los guardados dentro do carro, caso um desses problemas aconteça quando se está rodando. Verifique no manual do proprietário quais são os tipos utilizados no seu carro e mantenha alguns como reserva.

Fita adesiva, abraçadeira de nylon e arame

Rolos de fita adesiva - Pixabay - Pixabay
Imagem: Pixabay

São infinitas as possibilidades de reparo com simples fitas adesivas (do tipo isolante ou silver tape), abraçadeiras de nylon e arame. Geralmente, servem para gambiarras provisórias, mas muitas vezes são tão bem feitas que se tornam permanentes. Alimente o espírito de Macgyver (famoso personagem da antiga série "Profissão Perigo") em você e tenha esses itens no seu carro.

Compressor de ar

Compressor de ar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não é complicado trocar o pneu de um carro, mas ninguém gosta de ter que fazer isso. Se o furo for pequeno, um compressor de ar com tomada 12V, pode te salvar dessa tarefa chata e resolver o problema, pelo menos o suficiente para poder levar o carro até o borracheiro.

Cabo de reboque

Fita cinta reboque - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Caso o problema não tenha solução imediata, só resta pegar o telefone e acionar o seguro para ter o carro guinchado. Porém, como nem todos pagam por esse tipo de serviço, um cabo ou fita de reboque se faz necessário - além de outro carro disposto a ajudar e fazer as vezes do guincho.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.