Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hyundai Kona: SUV deve ser vendido no Brasil em versões híbrida e elétrica

Colunista do UOL

18/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Grupo Caoa, que comercializa os importados da Hyundai no Brasil, estuda vender por aqui o SUV Kona nas opções híbrida e elétrica. Recentemente o grupo começou a disponibilizar o Ioniq pelo serviço de assinatura. No entanto, o SUV eletrificado deverá seguir caminho oposto e ser vendido nas concessionárias da marca.

O Hyundai Kona já está homologado nas versões híbridas GLS e Limited e nas elétricas EV39 e EV64. No entanto, o fabricante deve optar por vender o SUV somente em versões únicas para cada conjunto, assim nas lojas devem ser abastecidas com as versões Limited PHEV e na elétrica EV64.

O Hyundai Kona Hybrid tem motor 1.6 aspirado a gasolina com potência de 105 e outro elétrico de 45 cv que juntos rendem potência combinada de 140 cv e torque máximo de 26,9 kgfm. O conjunto é ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) de seis marchas.

O Kona EV39 tem bateria de 39 kWh e o motor elétrico que rende potência de 136 cv e torque de 40,3 kgfm. A autonomia estimada é de 305 quilômetros no ciclo da WLTP.

Hyundai Kona Hybrid - Hyundai/Divulgação - Hyundai/Divulgação
Hyundai Kona Hybrid
Imagem: Hyundai/Divulgação

Já o Kona EV64 tem bateria 64 kWh e o motor elétrico rende potência de 204 cv e torque de 40,3 kgfm. Para essa versão, a autonomia é de 484 quilômetros pelo ciclo WLTP.

O Hyundai Kona tem 4,18 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,57 m de altura.

As versões híbridas e elétricas têm praticamente o mesmo visual. Faróis dianteiros, capô e para-lamas são comuns. Ambos contam com conjunto óptico duplo. O que diferencia os modelos é a grade tradicional em formato colmeia para o modelo híbrido e a grade toda fechada do modelo elétrico.

Hyundai Kona Hybrid - Hyundai/Divulgação - Hyundai/Divulgação
Hyundai Kona Hybrid
Imagem: Hyundai/Divulgação

Na traseira, ambos têm a mesma tampa do porta-malas e assim como na dianteira, as luzes são duplas. Na parte de cima o conjunto tem luzes de posição que invadem a tampa do porta-malas e nas extremidades da carroceria ficam as luzes de ré e de mudança de direção. O que diferencia as versões elétrica e híbrida é o para-choque.

Por dentro, o visual das versões híbrida e elétrica são praticamente iguais, com quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia flutuante. A diferença fica pelo console central e comandos do ar-condicionado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.