PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat Cronos simplificado com motor 1.0 vem aí para substituir Grand Siena

Versão "pelada" do Fiat Cronos é flagrada em testes; configuração simplificada vai chegar para substituir o finado Grand Siena - Marlos Ney Vidal/UOL
Versão 'pelada' do Fiat Cronos é flagrada em testes; configuração simplificada vai chegar para substituir o finado Grand Siena Imagem: Marlos Ney Vidal/UOL
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

29/12/2021 04h00

Ainda sem confirmação oficial, o Fiat Cronos perderá as versões Precision e HGT, ambas equipadas com o motor 1.8 E.torQ, que não será atualizado para atender as novas regras de emissões a partir de 2022.

Dessa forma, a marca fará um rearranjo na gama de versões do sedã. Apurei que, no ano que vem, o Cronos seguirá com o motor 1.3 Firefly e terá uma inédita versão de entrada equipada com o propulsor 1.0 Firefly de três cilindros.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Cronos 1.0 será oferecido em versão única, como porta de entrada da marca na categoria de sedãs compactos. Assim como o Grand Siena, que também deve ser descontinuado em 2022, o Cronos 1.0 será bem básico e não terá como itens de série controles de tração e estabilidade.

Fiat Cronos 1.0 traseira - Marlos Ney Vidal/UOL - Marlos Ney Vidal/UOL
Versão inédita vai trazer lista enxuta de itens de série para se tornar porta de entrada para o sedã compacto
Imagem: Marlos Ney Vidal/UOL

O motor 1.0 Firefly terá atualizações para atender o programa Proconve PL7. Por conta delas, o propulsor deverá ter potências e torque revistos. Em valores atuais, o propulsor rende potência de 72 cv a 6.000 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm e torque 10,9 kgfm a 3.250 rpm com etanol no tanque.

Assim como o Argo 1.0, a lista de itens de série do Cronos com propulsor de um litro será bem enxuta e incluirá direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, dentre outros itens.

Demais versões

O Fiat Cronos também será oferecido nas versões 1.3 e 1.3 Drive, equipadas com transmissão manual de cinco velocidades, e também nas versões 1.3 Drive e 1.3 Precision com câmbio CVT dotado de sete marchas virtuais.

O motor 1.3 Firefly do Cronos será atualizado com os mesmos números de Pulse e Strada. Assim, serão 98 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência será de 107 cv a 6.250 rpm e torque, de 13,4 kgfm a 4.000 rpm.

Em relação à segurança, os controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR) seguirão sendo oferecidos de série a partir da versão 1.3 Drive com transmissão manual, como na linha atual.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no