Topo

AutoData

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Carro popular não é pastel: por que anúncio do governo não resolve problema

Colunista do UOL

26/05/2023 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas últimas semanas muito se especulou sobre as medidas que o governo federal anunciou nesta quinta-feira (25) que reduzirá impostos para tentar baixar os preços dos carros no País, uma forma de incentivar o setor industrial. Mas a tão falada volta do carro popular não aconteceu, como muitos apostaram todas suas fichas.

É preciso compreender que especulação muitas vezes não contempla uma análise mais profunda e especializada do que se está especulando. Por exemplo: o projeto de produção de um novo veículo, ou mesmo a sua adaptação ou reestilização, é algo que demora um tempo. Alguns anos. E muita negociação. Não é igual pastel de feira, que sai quentinho em alguns minutos.

Como nós, em AutoData, fomos os primeiros a ouvir de líderes do setor automotivo, em março, que o governo federal trabalharia em algumas medidas para fomentar o setor, sabíamos que toda essa especulação que tomou conta do noticiário nos últimos dias não daria em nada. Quase nada.

A desoneração proposta que pode trazer uma renúncia de até 10,96% do PIS, Cofins e IPI que incidem em modelos de até R$ 120 mil ajudará momentaneamente alguns fabricantes que estão preocupados com a ociosidade das suas linhas de montagem. Essa preocupação foi levada ao governo e poderia, após paralisações, layoffs e quetais, resultar em demissões. Tudo que o governo não deseja.

Mesmo assim o remendo não deverá suturar completamente a ferida da indústria automotiva nacional. O impacto das medidas anunciadas será de, no máximo, 135 mil unidades a mais no mercado de novos este ano.

Considerando que ainda serão quinze dias até o Ministério da Fazenda avaliar o impacto da redução dos tributos [que começa em 1,5% e vai até 10,96% respeitando alguns critérios como eficiência energética, preço e índice de nacionalização] e o mercado ficará paralisado nesse período, talvez o resultado em 2023 seja inferior ao projetado por especialista no setor automotivo consultado por AutoData.

Vale lembrar que essas medidas são de curto prazo. Podem avançar para 2024, com um impacto também calculado pelo especialista, que preferiu não revelar sua consultoria, em 200 mil, 250 mil unidades, ou 10% do mercado de novos.

Enquanto isso o consumidor brasileiro continuará frequentando o mercado de usados, que apresenta bons resultados de vendas. Para a indústria de autopeças e componentes o segmento de reposição será o melhor negócio em 2023, justamente por causa da impossibilidade do consumidor ir à concessionária e adquirir um zero quilômetro. A manutenção preventiva cabe no bolso. O carro novo não.

Desta forma a indústria brasileira deverá continuar produzindo veículos para um público com maior poder aquisitivo, que manterá sua intenção de compra. Esta parcela da população justifica o atual tamanho do mercado de novos, em torno de 2 milhões de unidades/ano.

Para fazer alguma diferença outras medidas de impacto mais profundo deverão ser estudadas e apresentadas em um futuro não tão distante. Talvez um programa de renovação da frota, que contribua para retirar os veículos mais velhos de circulação, impulsionando o mercado de novos e também o de seminovos.

E a reforma tributária, que poderá diminuir o impacto do custo Brasil nas exportações. Porém também será necessário um trabalho mais árduo das próprias montadoras para poder vender com mais entusiasmo o carro nacional nos mercados da região. Ampliar a lista de clientes no Exterior, como a Índia e países do continente africano pode ser um plano para ocupar melhor a capacidade instalada no Brasil.

Não será um carro popular, feito como o pastelzinho quente da feira, que resolverá questões tão complexas como o poder de compra de um País com mais de 200 milhões de habitantes.