Conteúdo publicado há 1 mês

Empurrão, surpresa e 'demissão': como foram os carnavais de Tati Minerato

Tati Minerato, 35, que fez sua estreia neste ano no Grupo Especial do Rio com a Porto da Pedra, não é mais rainha de bateria do Rio. Ela foi destronada após criticar o Carnaval paulista. A Porto da Pedra acabou rebaixada.

O que já aconteceu com Minerato no Carnaval:

Crítica ao Carnaval paulista

Tati Minerato criticou o Carnaval de São Paulo, em 2023, dizendo que o do Rio era muito melhor e reafirmou as palavras em entrevista ao colunista Lucas Pasin neste ano.

Mantenho a minha declaração. Em São Paulo ainda falta tempero. Aquele temperinho carioca que só aqui tem. Os cariocas são mais receptivos, e o calor na avenida é maior. Lá é lindo, mas o Rio é o berço do samba. Aqui é onde tudo acontece.
Tati Minerato

Ainda no tema "SP x Rio", Minerato disse outro ponto negativo, segundo ela, do Carnaval paulistano:

Rivalidade e briga de ego entre rainhas existe, mas em São Paulo foi onde eu enfrentei isso de verdade. Aqui [no Rio], as rainhas são muito unidas e torcem umas pelas outras.
Tati Minerato

Saída da Porto da Pedra

Tati Minerato em desfile da Porto da Pedra
Tati Minerato em desfile da Porto da Pedra Imagem: Roberto Filho/Brazil News

A Porto da Pedra se despediu de Tati logo após o Carnaval deste ano, em nota nas redes sociais. "Nos despedimos de Tati Minerato, que brilhou como rainha da Ritmo Feroz nos últimos 3 carnavais", diz a nota.

Continua após a publicidade

Tati Minerato soube que estava destronada após a publicação da escola nas redes sociais. Ao colunista Lucas Pasin, ela contou não entender o que aconteceu.

"Fiquei sabendo agora", diz ela, durante a madrugada, logo após a postagem da Porto da Pedra. "Não sei o motivo da dispensa. Só soube porque as pessoas começaram a me mandar a publicação", continuou.

Não recebi nenhum comunicado referente à minha dispensa à frente da bateria Ritmo Feroz, fui pega de surpresa. Apesar do momento de tristeza, quero agradecer por estes três anos incríveis que lá passei. Fui recebida com muito carinho e respeito pela minha bateria, demais segmentos e comunidade. A Porto da Pedra faz parte de uma história linda que eu construí aqui no Rio de Janeiro como rainha de bateria, sou eternamente grata por isso. Espero que o Tigre de São Gonçalo volte para o Grupo Especial, lugar de onde nunca deveria ter saído.
Tati Minerato

Briga na Gaviões da Fiel

24.fev.2017 - Tati Minerato, rainha da bateria da Gaviões da Fiel, na primeira noite de desfiles no Carnaval 2017 de São Paulo
24.fev.2017 - Tati Minerato, rainha da bateria da Gaviões da Fiel, na primeira noite de desfiles no Carnaval 2017 de São Paulo Imagem: Iwi Onodera/UOL

Tati Minerato teve um conflito em 2018 com Renatta Teruel, então imperatriz da Gaviões da Fiel. Um vídeo que viralizou à época mostrou as duas trocando empurrões em um ensaio técnico da Gaviões —o que custou o afastamento das duas da agremiação, onde ocupavam os respectivos postos de rainha de bateria e imperatriz.

Continua após a publicidade

Tati afirmou que o conflito com Renata já se arrastava desde muito antes da gravação que circulou nas redes. "Muitas pessoas me julgam por aqueles segundos do vídeo, mas a verdade é que ela já vinha me provocando há muito tempo. Cheguei a levar isso à direção [da escola de samba], mas eles não deram muita atenção e não tomaram providências."

Ela detalhou o contexto em que se deu o confronto que motivou a decisão da Gaviões da Fiel de afastá-las de seus cargos. "Nesse dia [em que a briga aconteceu], ela estava outra vez me provocando. Me batia com a baqueta, puxava a ponta da minha fantasia... E aí acabou acontecendo de eu, em um momento de fúria, empurrá-la."

Campeã em 2020

A modelo também teve momentos de glória no Carnaval. Em 2020, ela foi musa da Águia de Ouro, no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, e a escola conquistou o título.

Minerato estava passeando pelo Pão de Açúcar, no Rio, quando soube da notícia. Ela apareceu em um vídeo pulando e gritando "é campeã". Depois, ainda mandou uma foto do dia do desfile com a legenda: "Sou pé-quente! Parabéns, Águia de Ouro!"

Deixe seu comentário

Só para assinantes