Frango assado? Veja se exercício feito por Buda no BBB 24 está errado

Buda (Lucas Henrique), do BBB 24, gerou polêmica ao adaptar um treino de pernas com a barra. Alguns internautas até compararam a posição do brother à de um frango assado.

Mas será o que treino de pernas feito por Buda está realmente errado? VivaBem ouviu alguns especialistas e pediu para que analisassem as imagens.

Improvisar leg press não é errado, mas flexibilizar demais talvez seja

Para o médico e criador de conteúdo digital Paulo Muzy, Buda tentou improvisar, o que não é necessariamente errado.

"A primeira coisa que analisamos é o contexto: o Buda está tentando improvisar um leg press numa máquina de smith press. É um procedimento corriqueiro para muitos profissionais de educação física que trabalham em condomínios, por exemplo, que não têm uma máquina de leg press", analisa Muzy.

O médico ainda aponta que a maior amplitude do brother se deve a um teste. "Ele está sem peso na barra, claramente testando a viabilidade de fazer o exercício como ele imaginou, da forma que milhares de profissionais de educação física fazem com seus alunos —antes de colocar carga num movimento readequado, primeiro se avalia a condição biomecânica", diz.

Já Eduardo Netto, mestre em ciência da motricidade e pós-graduado em fisiologia do exercício, sócio e diretor técnico da rede Bodytech, avalia que o aumento do ângulo de flexão do quadril, como o realizado na posição final por Buda, impõe a flexão da coluna lombar e, por consequência, aumenta a compressão intradiscal dessa região.

Além disso, Netto diz que o apoio dos pés é "bastante preocupante", uma vez que não é específico para essa função. "Trata-se de uma adaptação e bastante perigosa, uma vez que pode deslizar, causando acidente." Ele ainda afirma que, dessa forma, o controle de projeção da barra em relação aos joelhos fica comprometido, podendo aumentar em alguns casos a tensão no tendão do quadríceps e/ou no ligamento patelar.

Continua após a publicidade

Muzy, entretanto, defende que não há riscos de se fazer uma flexão maior, desde que com a carga adequada, e alerta que a flexão parcial pode ser mais perigosa. "Se você contrai sua musculatura para criar movimentos para a sua articulação somente de forma parcial, há uma tendência do seu corpo em não conseguir controlar os movimentos de amplitude total (aumentando o risco de lesão no caso de movimentos acidentais) ou ainda levar a encurtamentos musculares de acordo com a cronicidade disso", diz.

Existem riscos de fazer leg press na barra?

Para Daniel Edde, ortopedista e médico do esporte, um dos maiores riscos está ligado à queda da barra.

"Esse exercício é feito normalmente no aparelho, mas o grande problema é não ter um profissional auxiliando no treino. Adaptações devem ser feitas, porém é preciso ter cuidado. O praticante que não está acostumado a esse exercício pode sobrecarregar a lombar", analisa Edde.

O profissional de educação física Vitor Painelli, doutor em ciências pela EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo), diz que o leg press adaptado por Buda pode ser perigoso se não for executado corretamente. Embora trabalhe os mesmos músculos de quando é feito na máquina específica, a aparente instabilidade facilita a elevação das costas e do quadril do chão, com risco de lesão.

"No geral, a lesão pode ocorrer nesse exercício quando não se tem uma supervisão e execução adequadas, ou quando se tenta aumentar a resistência. Deixar o exercício mais pesado é algo que gradualmente deve ocorrer, pois é uma estratégia importante para ganhar força e massa muscular, mas nesse exercício poderia culminar nesse desajuste postural", diz Painelli. "O custo-benefício desse exercício não é dos melhores", afirma.

Continua após a publicidade

Buda já fez outros exercícios que foram questionados

Em outro vídeo, Buda aparece fazendo exercício de abdução em pé. Edde analisou uma falta equilíbrio: "O que mais chama a atenção é falta de equilíbrio, você vê que ele compensa com a musculatura do dorso, a fim de fazer uma compensação da fraqueza da musculatura que ele tem".

Muzy aponta que faltou a ajuda de um treinador: "Não é uma questão de estar correto ou não, mas uma questão que ele estava tendo dificuldade para fazer. O que é perfeitamente compreensível que aconteça. A única dica seria ter orientação para avaliar a execução. Mesmo os superatletas têm um treinador".

Há ainda o risco de lesão, segundo Painelli: "Não se deve usar o corpo para obter impulso. Apenas as coxas devem estar se movendo. Tal conduta sugere sobrecarga inadequada e, portanto, risco de lesão."

Deixe seu comentário

Só para assinantes