BBB 24: decoração que incomoda pode influenciar humor e estressar; entenda

O anúncio dos participantes do Big Brother Brasil 24 na tarde desta sexta-feira (5) ganha as redes sociais e as rodas de conversa. Mas outro ponto chama atenção nesse "Big Day": a decoração um tanto exagerada da casa.

Já é sabido que a cenografia capricha nos ambientes da casa mais vigiada do país, com espaços temáticos e coloridos. Mas o BBB tem a fama de deixar os espaços muito bem preenchidos com diversos objetos e cores. É estímulo visual que não acaba mais.

Nesta edição, a sala num tom de azul-escuro com sofá vermelho mescla dourado com objetos brancos e uma mão saindo do espelho e segurando uma maçã.

Por que tanto caos?

Em edições anteriores, internautas levantaram a hipótese de que a decoração seria uma estratégia para alterar os ânimos dos participantes. De fato, o ambiente pode interferir no humor.

Como explicou a psicóloga Myenne Tsutsumi, professora da PUCPR, nossos olhos têm células sensíveis à luz que reagem a determinadas frequências.

E como uma cor é um feixe de luz visível com determinada frequência, dentro de um espectro algumas cores são mais "fortes".

Assim, os olhos reagem de acordo com a "força" do estímulo.

Muitas cores, desenhos e formas para se prestar atenção podem ser intencionais para cansar as pessoas, sugeriu a psicóloga Giseli Caterine Miranda, professora do Centro Salesiano Universitário de São Paulo.

Continua após a publicidade

Cores e significados

Ao longo da história, algumas cores foram associadas a comidas ou animais venenosos, por exemplo, então o uso de uma tonalidade pode despertar certos sentimentos, como medo.

Mas as memórias pessoais também influenciam nesse entendimento.

"A depender das relações que construímos em determinados ambientes, eu posso ser acalmada ou estressada pelo que está no ambiente, incluindo as cores", diz Tsutsumi.

Um estudo publicado em 2011 no periódico Environment and Behavior apontou que linhas curvas estão associadas ao relaxamento e à felicidade. Já as linhas retas tinham relação com frieza.

Os olhos se acostumam

O impacto do ambiente é apenas inicial. A tendência é que as pessoas se acostumem com os espaços no decorrer do programa. Na dinâmica do jogo, prevalecem mais as dinâmicas de convívio e o repertório emocional de cada participante do que a influência das cores.

Continua após a publicidade

"É importante compreender também que a psicologia estuda o comportamento humano. A influência das cores precisa ganhar contexto e, portanto, sempre considerar que nós somos feitos de relações", lembra Tsutsumi.

*Com informações de reportagem publicada em 21/01/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes