Sem medo de engordar: quatro dicas para comer bem nas ceias de fim de ano

Muitas pessoas temem engordar nas festas de fim de ano. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que o que você come entre o Ano-novo e o Natal (ou seja, nos 12 meses do ano) tem um impacto muito maior no seu peso e na sua saúde do que o que você come na semana entra o Natal e o Ano-novo.

Emagrecer (ou manter-se magro) é uma questão de hábitos que mantemos em longo prazo. Isto posto, é claro alguns cuidados podem ajudar você a aproveitar todas as delícias de fim de ano de forma mais saudável. Veja dicas.

1 - Se alimente bem durante o dia

Muitas pessoas passam o dia em jejum para "poupar calorias" e comer mais na ceia. A falsa sensação de estar liberado para consumir o quanto quiser tende a levar a grandes exageros —causando problemas como indisposição, mal-estar, indigestão, estufamento abdominal, desconfortos intestinais.

2 - Faça boas escolhas

Em dia de festa, isso não significa deixar de comer o que gosta só porque é mais gorduroso ou cheio de açúcar. Apenas reflita sobre o que vai escolher e não pegue de tudo um pouco, fazendo aquele pratão.

Vamos dar exemplos práticos. Na ceia, há muitas comidas que encontramos o ano inteiro, como o arroz, a farofa, a salada de maionese, o pão, o sorvete. Se esses não forem seus pratos favoritos, deixe-os para outra ocasião.

3 - Poupe calorias de um jeito esperto

Em vez de deixar de comer o que gosta, economize calorias bebendo menos. As calorias de cervejas, vinhos, gins, caipirinhas, sucos e refrigerantes que tomamos em festas muitas vezes superam —e muito— as calorias dos pratos que comemos.

Castanhas são outra grande fonte de calorias que você pode evitar nas festas. Apesar de saudáveis, elas estão presentes na dieta o ano todo. Então, não é algo que você vai sentir falta se não comer no Natal.

Continua após a publicidade

4 - Não prolongue a ceia por dias

Sempre sobra comida nas festas. Aí, levamos marmitas para casa e passamos a semana comendo pavê, pudim, lasanha, maionese. Ou seja, a escapada na dieta que seria de um ou dois dias emenda na ceia de Ano-novo, quando pegaremos marmitas para mais sete dias...

Portanto, não leve nada para casa e volte à dieta saudável no dia seguinte. E não estamos falando para jogar o que sobrou da ceia. Você pode doar para quem precisa ou combinar com a família de não exagerar no cardápio.

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (18/12) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Quer emagrecer de forma saudável?

Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes