Sonhos podem prever algo, ter significados ou dicas úteis para nossa vida?

De acordo com os especialistas, sonhos não costumam prever situações, mas podem sim ser úteis para a resolução de algo que esteja acontecendo em sua vida. Desse modo, é uma situação relativamente comum aquela de a pessoa dormir com um problema e acordar com uma solução, por exemplo.

O que se sabe em relação aos sonhos comuns, que todas as pessoas experimentam, é que eles têm relação com a consolidação de memórias de fatos que ocorreram durante o período em que se está acordado.

Por outro lado, os sonhos também podem ser representações de sentimentos ou de situações de medos, mas não necessariamente são sempre realidade. Por isso, os sonhos são definidos como qualquer experiência mental (percepções, pensamentos ou emoções) que ocorre durante o sono.

E como os sonhos são criados por meio da ativação de circuitos neuronais relacionados à consolidação das memórias, nem todos são iguais. Aqueles originados do sono REM, que é o último estágio do repouso, costumam ter um conteúdo mais emocional do que aqueles que surgem do sono não-REM. Isso porque, como existem diferenças entre essas duas fases do sono, os mecanismos de formação dos sonhos também acabam sendo distintos.

Outro ponto interessante é que, geralmente, os sonhos que são lembrados possuem um conteúdo lógico. Por isso, coisas aleatórias não são facilmente memorizadas. Além disso, sonhos com conteúdo emocional mais intenso tendem a ser mais facilmente guardados. Por fim, para que nos lembremos de um sonho, é importante que sejamos acordados no momento em que ele está acontecendo --fato que nem sempre ocorre.
Mas, se isso acontecer, os especialistas indicam anotar o que se lembrar e no dia seguinte tentar fazer alguma assimilação com a sua rotina.

Fontes: Oscar Alencar, médico do sono do HUWC-UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará), ligado a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e Yuri Busin, psicólogo, especialista em terapia cognitivo-comportamental e fundador da Diálogo Positivo, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes