É verdade que botox também serve para tratar enxaqueca?

Sim, é verdade. Além de ser amplamente conhecido por seu uso estético, o botox também é aprovado para o tratamento de enxaquecas crônicas, que são aquelas que ocorrem por mais de 15 dias no mês e por mais de três meses.

O tratamento com toxina botulínica para enxaqueca envolve a aplicação de pequenas injeções de botox em pontos específicos da cabeça, face, pescoço e trapézios. Esses pontos estão relacionados aos músculos que podem desencadear ou agravar as enxaquecas. A toxina botulínica relaxa esses músculos, reduzindo assim a frequência e a severidade das crises de dor de cabeça crônica.

O uso de botox para tratar enxaqueca é indicado a cada três ou quatro meses. Tudo vai depender, claro, do diagnóstico do médico, já que existem outros tratamentos, que vão desde medicamentos orais até terapias alternativas. Alguns exemplos são:

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Antidepressivos;
  • Betabloqueadores;
  • Acupuntura;
  • Fisioterapia.

O importante é encontrar o tratamento mais adequado para cada pessoa, sempre com orientação médica. Mas, no dia a dia, também dá para tomar alguns cuidados que podem ajudar a evitar com que a enxaqueca apareça ou permaneça por muito tempo. Veja algumas dicas dadas pelos especialistas:

Mantenha uma rotina regular de sono;

Evite alimentos e bebidas que podem desencadear crises, como chocolate, café e álcool;

Pratique atividades físicas regularmente, mas sempre respeitando seus limites;

Evite situações de estresse e procure técnicas de relaxamento, como meditação;

Continua após a publicidade

Mantenha-se hidratado e tenha uma alimentação equilibrada;

Evite luzes fortes e ruídos altos, que podem ser gatilhos para a enxaqueca.

E atenção: o uso excessivo de analgésicos pode piorar ainda mais as crises de enxaqueca. Por isso, caso a dor se apresente no mínimo três dias no mês e por no mínimo três meses, já é indicado tratamento formal.

Fontes: Franklin Verissimo, médico especialista em medicina estética, do Rio de Janeiro; Natália Venturelli, médica dermatologista e membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica); Neudson Alcântara, médico neurologista do HGF (Hospital Geral de Fortaleza).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes