Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sidney Magal tem pico de pressão alta durante show; o que pode causar?

Sidney Magal gravou mensagem para os fãs diretamente do hospital - Reprodução/Instagram
Sidney Magal gravou mensagem para os fãs diretamente do hospital Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem*, em São Paulo

26/05/2023 14h47

Sidney Magal, 72, foi internado nesta sexta-feira (26) em um hospital em São José dos Campos (SP) após passar mal durante um show de quinta-feira (25).

Durante a apresentação, o músico teve um pico de pressão e precisou interromper o espetáculo. Ele recebeu os primeiros atendimentos da equipe médica que estava de plantão no local. Sidney Magal, que já trata a hipertensão há muito tempo, fez um vídeo nas redes para tranquilizar os fãs e disse que está bem.

Eu só estou parado aqui tomando medicamento para a pressão normalizar. E para mostrar pra vocês que tudo tá bem, inclusive meu sangue. E vou mostrar que meu sangue ferve por você. Sidney Magal

Entenda a hipertensão

A hipertensão arterial (pressão alta) se caracteriza pela elevação persistente da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

Essa condição acontece quando as artérias oferecem algum tipo de resistência, caracterizando o quadro chamado popularmente de pressão alta.

É comum que a pressão varie ao longo do dia, mas o diagnóstico de hipertensão ocorre quando ela é maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo.

O que pode causar pico de pressão?

Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados têm a chamada hipertensão primária ou essencial, quando não há uma doença ou condição que a justifique. Os fatores de risco são:

Estresse: embora não cause hipertensão de forma isolada, passar nervoso leva o corpo a liberar adrenalina, o que faz a pressão subir como uma reação de luta ou fuga.

Hereditariedade: a pessoa tem uma predisposição herdada do pai ou da mãe.

Idade: a pressão alta é mais comum em indivíduos com 65 anos ou mais.

Etnia: negros têm propensão maior à doença, segundo estudos.

Obesidade: quanto maior o peso, maior o risco.

Sedentarismo: a prática de exercícios regulares tem papel protetor.

Má alimentação: baixo consumo de frutas, verduras e legumes e excesso de comida industrializada podem comprometer a saúde das artérias.

Excesso de sal: o sódio, presente no sal de cozinha, embutidos, enlatados e congelados, pode facilitar ou agravar a hipertensão. Os brasileiros ingerem 12 gramas de sal por dia, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eliminar completamente o sódio da dieta é impossível e tampouco seria saudável, já que esse mineral é importante para o funcionamento do organismo. O caminho é a moderação no consumo de sal para todos, principalmente para os hipertensos.

Álcool: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas interfere na pressão arterial.

Tabagismo: fumar é um veneno para as artérias e colabora para a hipertensão.

Como tratar a hipertensão?

A abordagem quase sempre se inicia com medidas não farmacológicas, como:

  • Prática de atividade física
  • Redução do sal
  • Controle do peso
  • Melhora do sono
  • Gerenciamento do estresse

Quando a pressão está muito alta no momento do diagnóstico ou o paciente já apresenta outros fatores de risco cardiovascular, o tratamento medicamentoso é indicado logo, junto com as mudanças no estilo de vida.

Como se ajudar?

Pratique atividade física, de preferência exercícios aeróbicos (como caminhadas, natação e bicicleta), ao menos cinco vezes por semana

Tenha uma alimentação saudável, com menos produtos industrializados e mais frutas, verduras e legumes

Use alho, cebola, ervas e limão para temperar a comida, evitando o sal de mesa

Modere ou evite o consumo de álcool

Não fume

Durma bem; quem dorme mal tende a ter a pressão mais alta

Nunca interrompa o tratamento sem conversar com o médico

Meça a pressão em casa, seguindo as orientações do profissional de saúde (por exemplo: esteja em repouso, sentado, com o braço apoiado, de bexiga vazia, sem ansiedade etc.) e usando um aparelho regulado. Se não tiver histórico de pressão alta, faça isso pelo menos uma vez por ano. Se houver casos na família, a medição deve ser feita duas vezes por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Saiba que mesmo tomando remédio diariamente a pressão pode sair do controle, por isso o acompanhamento médico é imprescindível

Procure formas de aliviar o estresse e a raiva, como técnicas de relaxamento, hobbies, meditação, massagens, psicoterapia

Cultive a família, os amigos e o lazer

*Com informações de reportagens publicadas em 25/09/2018 e 10/02/2022.