Olho coçando, vermelho e grudento? O que causa conjuntivite e como tratar

Algumas irritações oculares são causadas por agentes externos, como a poluição, outras por patógenos, como vírus e bactérias. Uma delas é a conjuntivite. Dependendo do fator, a doença pode ser muito contagiosa.

O que é a conjuntivite?

É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste parte do globo ocular (o branco dos olhos, conhecido como esclera) e o interior das pálpebras.

Normalmente, doença persiste entre 7 a 15 dias, não costumando deixar sequelas. Em alguns casos, pode contagiar ambos os olhos.

Entre os sintomas recorrentes, estão: lacrimejamento excessivo, vermelhidão, irritação, coceira, inchaço, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção (esbranquiçada ou com pus), visão borrada, pálpebras grudadas ao acordar e sensibilidade à luz.

É contagioso?

Caso a conjuntivite seja infecciosa, a transmissão acontece pelo contato com as secreções dos olhos do infectado.

O maior período de contágio costuma ocorrer até o quarto dia, por isso a necessidade de ficar em casa e evitar ao máximo a proximidade com outras pessoas, em caso de suspeita do problema.

Somente uma análise biomicroscópica permite identificar se o problema nos olhos é provocado por bactérias, vírus ou partículas.

O que pode causar?

Reação alérgica ao pólen espalhado no ar pode ser um dos motivos. Em algumas situações, a alergia a poluentes e também a agentes irritantes — como poluição, fumaça, cloro de piscina, produtos de limpeza, cosméticos e perfumes — termina por ocasionar essa inflamação.

Continua após a publicidade

O estado também pode se manifestar como consequência de uma infecção. Nesse caso, ela costuma ser causada por vírus e bactérias transmitidos pelo contato direto com as secreções oculares, através de objetos contaminados e das mãos.

Qual é o tratamento?

O tratamento da conjuntivite é feito depois de ser identificado o que causou a doença. Os cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da inflamação.

No caso da conjuntivite bacteriana o tratamento inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contraindicados, porque podem provocar sérias complicações e o quadro pode ficar mais grave.

Já para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Em todos os casos, é muito importante lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que primeiro deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.

Como prevenir?

Evite espaços pequenos com muitas pessoas, piscinas de academias ou clubes;

Continua após a publicidade

Lave com frequência o rosto e as mãos;

Não coce os olhos;

Use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lave todos os dias as toalhas de tecido;

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;

Não se automedique;

E, caso esteja com conjuntivite, troque as fronhas dos travesseiros diariamente.

Continua após a publicidade

*Com informações de textos publicados em 12/02/2019, 05/06/2022, 31/08/2022 e 22/09/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes