Topo

Não é tudo igual: veja principais tipos de presunto e qual é mais saudável

UOL com Bing
Imagem: UOL com Bing

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

26/04/2023 04h00

Bastante versátil, o presunto é um alimento ultraprocessado que está presente em diversas receitas, como sanduíches, omeletes, massas e molhos. Mas você sabia que há diversos tipos de presunto e que os nutrientes podem variar?

Apesar de seu consumo não ser recomendado regularmente, não dá para negar que o embutido faz parte da dieta de muitos brasileiros. Portanto, é importante conhecer as diferenças entre os tipos de presunto e optar por aquele que mais agrada, mas sem prejudicar a saúde.

A seguir, veja detalhes sobre os tipos de presunto, se há quantidade recomendada e os riscos do consumo frequente.

Tradicional

O presunto comum (ou tradicional) é facilmente encontrado em mercados e padarias. Ele é produzido a partir do pernil do porco, além de conter sal e diferentes aditivos alimentares, como conservantes, corantes e realçadores de sabor. Geralmente, também é composto por gordura saturada, potássio e proteína.

"É uma fonte de proteína animal, o que significa que ele contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação dos tecidos do corpo. Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco", destaca Érica Oliveira, nutricionista do Hospital Nove de Julho (SP).

Uma fatia de presunto comum contém:

24 calorias;

0,4 g de carboidratos;

3 g de proteínas;

1,1 g de gorduras;

7,5 mg de colesterol;

240 mg de sódio.

Apresuntado

É provável que você já tenha ficado em dúvida sobre as diferenças entre o presunto e o apresuntado.

"Ambos são produzidos com carne suína, a diferença está na composição. Enquanto o presunto é produzido com corte mais nobre, como o pernil (paleta traseira), o apresuntado é produzido com as sobras da produção do presunto e paleta dianteira, o que, geralmente, torna-o mais gorduroso, com mais sódio e menos proteína", explica Alyssandra Soares, nutricionista do HDT-UFT/Ebserh (Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins).

Geralmente, o presunto tem um sabor mais intenso por ser feito da carne suína curada e maturada, enquanto o apresuntado é produzido a partir de carne de porco processada, que é mecanicamente separada, e são adicionados outros ingredientes para garantir um sabor e uma textura semelhante ao presunto. Portanto, é considerado menos saudável, por ter mais gorduras e condimentos.

Uma fatia de apresuntado contém:

25 calorias;

0,8 g de carboidratos;

2,9 g de proteínas;

1,1 g de gorduras;

256 mg de sódio.

Presunto de parma - iStock - iStock
Imagem: iStock

Parma

O presunto parma é uma variedade do embutido na versão seca e curada. Sua produção é feita com a carne das pernas do porco. Essas carnes são selecionadas, salgadas, lavadas e maturadas por um período que pode chegar a três anos. Por conta disso, o presunto parma possui um sabor intenso e uma textura macia e delicada.

Assim como acontece com o presunto comum, ele é fonte de nutrientes como proteína, vitaminas e alguns minerais, como ferro. Também se destaca por conter pequenas quantidades de gordura monoinsaturada, que é considerada mais saudável para o coração. No entanto, é mais calórico e contém grandes quantidades de sódio.

Uma fatia de presunto parma contém:

80 calorias;

0 g de carboidratos;

7,6 g de proteínas;

5,5 g de gorduras;

773 mg de sódio.

Defumado

Como o nome já indica, trata-se de um tipo de presunto que foi defumado para ter mais sabor, textura e odor mais agradável. É uma fonte de proteína, ferro, vitamina B12 e também sódio, assim como os outros.

"No entanto, o processo de defumação aumenta ainda mais os níveis de substâncias químicas carcinogênicas (como a acrilamida e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), que são prejudiciais à saúde, se consumidos em excesso. A recomendação é consumir com bastante moderação", afirma Isolda Prado, nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Uma fatia de presunto defumado contém:

13 calorias;

0,30 g de carboidratos;

2,44 g de proteínas;

0,26 g de gorduras;

202 mg de sódio.

Royal

Este tipo de presunto é cozido e preparado a partir de carne de porco em uma solução de água, sal e outros ingredientes, como açúcar e conservantes. Dessa forma, ele apresenta um sabor suave e textura macia.

Em termos de nutrientes, é uma fonte razoável de proteína animal e vitamina B, assim como o presunto comum. No entanto, é importante notar que o presunto royal também é rico em sódio e aditivos, dependendo da marca e da preparação.

Uma fatia de presunto royal contém:

31 calorias;

0 g de carboidratos;

3,6 g de proteínas;

1,8 g de gorduras;

179 mg de sódio.

Existe um presunto mais saudável?

Os especialistas se dividiram na hora de selecionar o mais saudável, mas o tipo tradicional e o parma foram os mais bem avaliados. Enquanto o primeiro tem menos sódio, mas muitos aditivos, o segundo tem muito sódio e é mais natural.

"Não considero o presunto um alimento saudável. Porém, analisando os tipos, o presunto comum (ou tradicional) parece ser o mais adequado para um consumo eventual devido a ter um menor teor de sódio e gorduras", opina Soares.

Já Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), diz: "Considero o presunto de parma também uma opção mais saudável, já que não possui realçadores de sabor, corantes e conservantes".

Segundo Tahim, o ideal é escolher presuntos feitos com o pernil de porco, que é uma fonte mais nobre e menos gordurosa.

Porém, é importante lembrar que qualquer tipo de presunto não deve ser consumido em excesso e ele deve integrar uma dieta equilibrada com legumes, verduras, carnes magras e frutas.

Quantidade recomendada

Apesar de ser bastante saboroso, o ideal é consumir o presunto em pequenas quantidades e evitar o consumo regular.

"Geralmente, é recomendável limitar o consumo de carne processada, incluindo presunto, devido ao seu alto teor de sódio e risco aumentado de doenças, quando consumido em excesso", destaca Prado.

A OMS recomenda limitar o consumo de carne processada a cerca de 50 g por dia. Portanto, três fatias de presunto já passariam o limite recomendado.

Os embutidos, assim como o presunto, apresentam uma composição desbalanceada de nutrientes: com alta concentração de gordura e sódio, além de aditivos alimentares, que visam mudar as características sensoriais dos produtos, tornando-os mais atrativos, mas não há o intuito de nutrir. Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE

Riscos de consumo

O consumo excessivo de presunto e outras carnes processadas aumenta o risco de várias condições de saúde, tais como:

Doenças cardíacas;

AVC;

Diabetes tipo 2;

Problemas de memória e neurodegenerativos, como demências;

Alguns tipos de câncer, principalmente o colorretal.

Isso acontece porque o presunto tem um alto teor de sódio e aditivos, que aumentam a pressão arterial e a inflamação no corpo.

Além disso, o embutido contém gorduras saturadas e itens que contribuem com a formação de compostos carcinogênicos, ou seja, aumenta o risco de surgimento de alguns tipos de câncer.

Portanto, sempre que possível, escolha presunto mais magros. É importante também checar a lista de ingredientes na hora de comprar o alimento ou buscar a recomendação de um nutricionista ou nutrólogo.

Referência: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) e análise de diferentes marcas.