Topo

Sem açúcar, fritura e refri: Joice Hasselmann mudou hábitos e perdeu 22 kg

Joice Hasselmann decidiu adotar hábitos saudáveis após cirurgia de emergência e internação em UTI - Reprodução/Instagram
Joice Hasselmann decidiu adotar hábitos saudáveis após cirurgia de emergência e internação em UTI Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

15/03/2023 04h00

A jornalista e ex-deputada federal Joice Hasselmann faz sucesso nas redes sociais com o seu novo estilo de vida. No perfil do Instagram "Bem-Estar com Joice", ela compartilha a rotina de treinos e de alimentação saudável. O início dessa reeducação foi em março de 2020, após operar às pressas e perder o útero devido a uma forte hemorragia.

"Tive um pico de estresse em fevereiro de 2020, no Carnaval, que me levou a uma hemorragia de útero. Sempre tive problema com sangramento intenso, mas nunca naquele nível, e acabei perdendo o útero. Fiz uma cirurgia às pressas e fui parar na UTI", conta. Ainda na unidade de terapia intensiva, decidiu adotar hábitos melhores, sobretudo na alimentação.

Até então, Joice tinha uma rotina que começou a sair das rédeas em 2018, durante a campanha para deputada federal. Eleita, virou líder do governo no Congresso em 2019 e viajava muito. As refeições eram em aeroportos, conta. Quase não dormia e vivia sob muito estresse, sem tempo para se cuidar —inclusive, deixou de praticar atividades das quais gostava, como boxe, muay thai e musculação.

Se eu continuasse da forma como estava, sem nenhum cuidado com o meu corpo e a mente, não teria um final feliz comigo mesma. Joice Hasselmann

A dieta de Joice Hasselmann: primeira etapa restritiva

joice hasselmann - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Hasselmann perdeu 7 kg com dieta líquida, que durou 40 dias
Imagem: Reprodução/Instagram

A jornalista teve alta do hospital em março de 2020 e adotou uma dieta limitada. Aproveitou o período de restrições do pós-cirúrgico para comer apenas sopas proteicas. Eram os caldos brodos, preparações com ossos e cartilagens de animais como boi, peixe e frango cozidos em água por longos períodos.

Seguiu a dieta líquida por 40 dias e perdeu 7 kg. "Enquanto eu tinha fome, comia os caldos. Esses 40 dias foram decisivos para que tivesse um gatilho de perda de peso", conta. Segundo ela, a etapa foi um "período de ataque": vendo os resultados na balança e no corpo, ficou estimulada.

Joice afirma que não usou nenhuma medicação para perder peso. Também não teve auxílio de profissionais para definir a sua dieta. Ela diz ter feito acompanhamento com nutrólogos e nutricionistas por anos e, com isso, aprendeu o que funcionava para ela. O suporte, no entanto, é sempre importante para adequar as refeições às necessidades, preferências e perfil nutricional de cada um, sem colocar a saúde em risco.

Segunda etapa: mais alimentos no prato

A paixão por cozinhar ajudou a jornalista a começar a reeducação. Mesmo comendo apenas os caldos, ela diz que o período se tornou mais fácil pelo prazer em preparar as suas refeições.

Todo começo de dieta tem dificuldade, não é fácil, porque realmente é uma mudança de hábito. E se você fizer uma dieta que não é saborosa, que não te agrade, você não vai conseguir manter.

Na segunda etapa, chegaram os legumes, verduras, frutas e proteínas extras. Aos poucos, ela inseriu outros alimentos à dieta, como os grãos. Em um ano e meio, Joice perdeu 22 kg.

'Eu posso tudo, eu só não quero tudo'

Priorizar a alimentação saudável e caseira é a premissa da ex-deputada. Para isso, ela segue alguns princípios:

  • Joice come o que quiser, mas em quantidades menores do que antes.

Foi-se a época em que eu sentava e comia uma pizza inteira. Quando tô com vontade de comer uma pizza, como uma fatia e meia, no máximo duas.

  • Ela faz cinco refeições por dia e come de três em três horas --diz não gostar de ficar muito tempo em jejum, porque se sente mal (geralmente tem dor de estômago). "Eu prefiro porcionar as minhas refeições e comer a cada três horas, do que comer uma refeição maior e fazer jejum na sequência."
  • No intervalo das grandes refeições, opta por lanchinhos: oleaginosas, queijo branco, barras de proteína e iogurte com granola, por exemplo.
  • Limitou o consumo de refrigerante, suco de caixinha, açúcar e frituras do cardápio. "Deixei de comer e não sinto falta. Se quero um chocolate, vou comer o amargo e, mesmo que seja o ao leite, por exemplo, eu vou comer um quadradinho, porque reduzi muito os doces e o meu paladar mudou", diz a jornalista.

Hoje, não preciso nem evitar comer essas coisas, é automático, simplesmente não como e não gosto mais. Eu posso tudo, só não quero tudo.

  • Faz as próprias refeições e evita comer fora de casa. Joice organiza o cardápio e prepara as marmitas da semana com a filha, aos sábados e domingos.

Fazer a minha própria comida foi essencial para eu passar pelo processo de emagrecimento e manter uma vida saudável, sem o famoso efeito iô-iô na balança. A minha reeducação foi duradoura porque é gostosa. Dieta com sofrência não funciona.

A mudança, óbvio, refletiu no preparo dos pratos. Joice diz maneirar no sal, enquanto "ostenta" nos temperos. "Temperos árabes, indianos, marroquinos, brasileiros. Eu abuso de todos os tipos. A minha casa é o mercado cerealista de temperos, tem muita coisa."

joice hasselmann - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Exercícios também entraram na rotina de Joice com incentivo da irmã fisiculturista
Imagem: Reprodução/Instagram

À medida que a alimentação mudava, outra transformação ganhava força: o retorno aos exercícios físicos. Esse papel ficou a cargo de Cristina, irmã de Joice, que é fisiculturista e especialista em transformação corporal. "Ela me ajudou a montar treinos e voltar a treinar, a me estimular para isso e hoje eu tenho um profissional que me acompanha nessa rotina."

Alimentação no dia a dia

Ao VivaBem, a jornalista destacou opções do que costuma comer durante o dia. Ela também compartilhou as receitas da granola que prepara e do suco verde. Veja abaixo:

Cardapio Joice v2 -  -
Receita Joice -  v2 -  -

Novos projetos e foco nos 50

Joice Hasselmann - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Joice Hasselmann estabeleceu projeto para chegar aos 50 com 'postura de vida saudável'
Imagem: Reprodução/Instagram

Joice quer seguir no jornalismo independente e conta que negocia com dois veículos de comunicação, após não se reeleger deputada em outubro de 2022. Também quer recordar as vivências na cúpula do poder em um livro de memórias que começou a escrever.

Mas afirma que o autocuidado é a sua prioridade. Quando fez 45 anos, em janeiro, ela deu início ao projeto "5.0, uma máquina", um compromisso para chegar aos 50 mais saudável. "Eu quero estar melhor. Treinando com muito mais afinco, mais vezes na semana, mantendo a minha alimentação saudável e com uma postura de vida saudável", reflete.

Senti só efeitos bons [desde o início da reeducação], foi muito acertada a decisão de voltar para uma vida saudável. Senti muito mais disposição, melhora na libido, vontade de fazer coisas que não fazia, de voltar a treinar. É uma melhora global que a gente sente quando leva a sério esse processo.