Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Depilação a laser funciona e exige sessões a mais por cor de pele e pelo

iStock
Imagem: iStock

Cristina Almeida

Colaboração para VivaBem

27/12/2022 04h00

As mulheres sabem bem o que significa ter a tecnologia a seu favor para eliminar pelos do corpo indesejados, sem depender dos rituais periódicos com lâminas, ceras quentes ou frias e cremes depilatórios. Segurança, efetividade e longa duração são os benefícios oferecidos pela depilação a laser que, para além da finalidade estética, pode também ter fins terapêuticos.

Esse procedimento foi descoberto na década de 1960, mas começou a se popularizar na década de 1980 e consiste no uso de um equipamento que emite feixes de luz que serão atraídos pela pigmentação (melanina) do folículo piloso. O objetivo é que o pelo enfraqueça até ser completamente destruído.

A técnica pode atender às necessidades de pessoas de todas as idades, as sessões são rápidas, devem ser feitas em intervalos de 4 a 6 semanas, e requerem cuidados mínimos antes e depois de cada aplicação.

Apesar de sua efetividade, os resultados variam de pessoa a pessoa porque são influenciados por fatores como a cor da pele, do pelo e sua espessura, além de alterações hormonais.

O que é depilação a laser?

Trata-se de um procedimento cujo objetivo é eliminar pelos de todas as regiões do corpo por meio da emissão de raio laser (feixes de luz), cuja medida varia de 600 a 1.200 nanômetros.

O mecanismo de ação desse sistema tem como alvo o pigmento do pelo (melanina), que absorve a luz, fazendo-a percorrer por toda a sua extensão, até chegar ao folículo piloso onde ocorrerá a cauterização de sua raiz.

Para quem ela é indicada?

Quando o objetivo é estético, a prática pode beneficiar pessoas de todas as idades, desde a adolescência até a idade madura, que devem ter pelos com cor contrastante ao da pele.

Já nos casos em que a prática tem fins terapêuticos, ela é indicada nos seguintes quadros:

  • Hirsutismo e hipertricose (abundância de pelos em locais indesejados, como na região de barba nas mulheres)
  • Pseudofoliculite da barba
  • Cisto pilonidal
  • Acne queloidiana da nuca

Saiba quem não pode fazer o procedimento

A maioria das pessoas pode se submeter às sessões de depilação a laser, e as contraindicações se restringem à presença de lesões de pele crônicas, gestação ou alguma outra situação que torne a pele mais sensível à exposição ao raio laser, como um tratamento concomitante com algum tipo de ácido na região do rosto, ou ter se exposto à luz solar, por exemplo.

Conheça as tecnologias disponíveis

Existem vários tipos de equipamentos que utilizam diferentes tipos de luz. Confira:

  • Ruby - mais efetivo para peles mais claras, com pelo escuro;
  • Alexandrite - possui grande penetração e bom para peles branca a morena escura;
  • Diodo - tem penetração profunda, menos danos na pele e indicada para peles mais escuras;
  • ND:YAG (Neodymium-doped Yttrium-Aluminium-Garnet) - melhor penetração, menos danos da pele, menor absorção relativa da melanina e é indicada para peles morena escura a negra;
  • Luz Intensa Pulsada (IPL) - possui alta intensidade, e pode ser usada em peles mais escuras, tem preço mais acessível, mas é menos efetivo.

Por que a cor da pele ou do pelo interfere no resultado

O dermatologista Luis Torezan, coordenador do Departamento de Laser da SBD, explica que o laser utilizado agride diretamente a melanina que existe no folículo piloso. "O objetivo é destruí-la por meio da transmissão do calor para que o folículo seja erradicado", diz.

Pessoas mais morenas, bronzeadas ou negras têm melanina não só no folículo, mas também na superfície da pele, formando uma barreira que absorve e concentra a luz, e pode ter como resultado uma queimadura local.

"Hoje já existem aparelhos mais seguros, e que competem menos com a melanina da pele. Como trabalham utilizando menor energia, têm menor eficácia, ou seja, requerem mais sessões, mas funcionam", acrescenta o médico. São exemplos dessas tecnologias o laser Alexandrite e o ND:YAG.

O que esperar da avaliação pré-depilação?

O profissional deverá fazer um breve levantamento de seu histórico de saúde. Esteja pronto para informar o diagnóstico de alguma doença, assim como nome dos medicamentos que, eventualmente, você esteja usando. Alguns deles são incompatíveis com o uso do laser.

Após examinar seu tipo de pele e de pelo, você deve receber informações sobre o seu plano de tratamento (número de sessões previstas), bem como os cuidados de preparação e pós-procedimento.

O que fazer antes de cada sessão?

Poucos dias antes da sessão, você deve depilar a região a ser trabalhada com lâmina, creme depilatório ou máquina de aparar pelos. Informe-se com o profissional sobre qual seria o tempo ideal no seu caso —porque ele pode variar de 3 a 7 dias, a depender da área a ser depilada.

O objetivo é que, no dia marcado, pontinhas mínimas do pelo estejam aparentes. Afinal, eles funcionam como condutores do laser até a raiz.

Vai doer?

Em algumas regiões mais sensíveis do corpo (como a virilha) o procedimento pode causar algum desconforto, o que é imediatamente aliviado por meio de um resfriamento da pele que a própria máquina utilizada se encarrega de fazer.

"Como esse efeito pode variar de pessoa a pessoa, a recomendação é que, quem tem pouca resistência à dor pode fazer uso de algum anestésico tópico momentos antes de se submeter às seções. No entanto, no geral isso não é necessário", fala Carol Cury, diretora técnica da Espaçolaser.

Entenda como é cada sessão

  • O profissional deve avaliar a região da pele a ser depilada para verificar se ela está limpa e hidratada.
  • Antes do início da sessão, o profissional deve proteger seus olhos com um óculos de proteção.
  • A aplicação do raio laser é feita por meio de uma ponteira que garante que a acessibilidade a todas as áreas que se deseja sejam depiladas, mesmo as mais difíceis.
  • O tempo de duração do procedimento é de 5 a 30 minutos (a depender da extensão da área).
  • Ao final da sessão, deve ser recomendado o uso de hidratante e protetor solar nas áreas que são expostas à luz solar. Aliás, a exposição ao sol só poderá ocorrer após 7 dias de cada procedimento.
  • Nas horas posteriores, quando houver inchaço ou vermelhidão, compressas frias podem aliviar o desconforto.

Quais são as possíveis complicações?

Elas não são comuns, principalmente porque os aparelhos utilizados têm ponteiras resfriadas que protegem do calor e, portanto, previnem danos térmicos.

São considerados efeitos adversos comuns a vermelhidão da pele, dor e sensação de queimação que devem passar rapidamente.

A literatura médica sobre esse procedimento adverte que reações mais graves compreendem o aparecimento de bolhas, crostas, hiper e hipopigmentação da pele e até cicatrizes. Infecções em regiões com menor higiene já foram descritas, mas são raras.

O aparecimento de manchas (posteriores ao procedimento) deve ser avaliado por um dermatologista para o devido tratamento.

Quantas sessões em média são necessárias?

Na grande maioria das vezes, as empresas e profissionais que oferecem esse tipo de procedimento recomendam 10 sessões para cada área que se deseja depilar. A razão para isso é que é preciso garantir que o laser atinja o folículo em sua fase de crescimento, momento em que ele é eficaz.

Ademais disso, cada pessoa responderá às sessões de forma individualizada, e poderá ser necessário maior número de sessões, e até posterior manutenção.

O que é considerado um resultado realista?

A depender do seu quadro de saúde e de seu objetivo estético, é preciso saber que a técnica promove a redução permanente dos pelos e não a remoção definitiva de todos eles.

O resultado desse tipo de depilação depende de vários fatores como a cor da pele, a pigmentação e a espessura do pelo, além do seu estágio de crescimento.

Algumas regiões tratadas ainda poderão sofrer a ação de hormônios (como a virilha e rosto masculino e feminino). Tais circunstâncias podem prejudicar o resultado esperado e ainda pedirão sessões a mais ou de manutenção —que poderão acontecer a cada 6 ou 12 meses.

Como escolher um profissional?

A sugestão de Simone Brandão, professora do curso de graduação em estética do Senac, é que você procure por médicos ou empresas que estejam estabelecidos no mercado, que facilitam o acesso a informações sobre a qualificação dos técnicos que farão o procedimento, além do tipo de equipamento utilizado.

"Esses profissionais devem examinar e classificar seu tipo de pele, dar informações claras sobre o melhor procedimento para você e esclarecer todas as suas dúvidas", fala Brandão. "Observe também as condições de biossegurança —ou seja, ações de redução de riscos [ao profissional e ao cliente]— e verifique se há canais de comunicação e avaliação dos serviços", completa.

A empresa Espaçolaser, por exemplo, capacita sua equipe por meio de um treinamento que dura 100 horas na Universidade do Laser. Só depois dessa capacitação é que os profissionais serão considerados aptos para os atendimentos.

Outra sugestão é começar fazendo a depilação em áreas menores para avaliar o serviço e a resposta ao tratamento. Estar atento a todos esses detalhes ajuda a observar a relação entre o custo e o benefício dos serviços prestados, já que eles podem variar.

Quanto custa esse tipo de procedimento?

Os preços são variados a depender do tipo de equipamento utilizado e também da especialização técnica, já que médicos e profissionais da área de estética podem fazer o procedimento.

Fontes: Carol Cury, diretora técnica da Espaçolaser; Luis Torezan, dermatologista e coordenador do Departamento de Laser da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); e Simone Brandão, empreendedora social e professora do curso de graduação em estética do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em São Paulo. Revisão médica: Luiz Torezan.

Referências: SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Vaidya T, Hohman MH, Kumar D D. Laser Hair Removal. [Atualizado em 2022 Aug 29]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507861/.