Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não é só alergia e resfriado: o que mais pode causar a congestão nasal?

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

06/08/2022 12h51

Quem nunca ficou com o nariz entupido? Apesar de não ser considerada uma doença, a congestão nasal é um sintoma típico de muitas condições adversas, que ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco, fazendo com que a região fique congestionada e dificulte a respiração.

Há diversas situações que podem causar o problema —que é mesmo bem incômodo—, como resfriados, rinite e desvio de septo. Abaixo, veja as principais causas da congestão nasal.

1. Condição alérgica

Quando falamos sobre congestão nasal, independente da causa, precisamos entender que as mucosas nasais possuem muitos capilares sanguíneos, pois o ar precisa ser aquecido antes de entrar no organismo.

Isso faz com que essa região seja muito reativa e gere um processo inflamatório em resposta a qualquer agente externo agressor. O que explica o nariz entupido e irritado das pessoas com alergia. Por isso, quando as doenças são de origem alérgica como asmas, rinites e sinusites a congestão nasal é um sintoma muito comum.

2. Resfriados

Assim como acontece nos casos alérgicos, nos resfriados e congestão nasal é uma reação do organismo à presença de agentes externos, ou seja, aos vírus. É muito comum que a pessoa fique com o nariz entupido e escorrendo quando fica resfriada. Isso porque a inflamação estimula a produção de muco e fluido em excesso como uma forma de proteção.

3. Desvio de septo

No caso do desvio de septo, a congestão nasal é consequência de um desalinhamento anatômico dos ossos e das cartilagens que constituem o nariz, impedindo ou dificultando a passagem do ar pelas duas cavidades.

Essa condição pode vir acompanhada de outros sintomas como dificuldade de dormir, roncos, dores de cabeça, cansaço, perda de olfato e até sangramentos.

4. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são formações inflamatórias que surgem na mucosa nasal, podendo ser consequência de processos alérgicos e podem atrapalhar a respiração, causando a congestão e obstrução nasal.

"As pessoas com histórico alérgico devem ter atenção redobrada à saúde do nariz, sempre lavando as cavidades nasais com soro fisiológico, umidificando o ar do ambiente nos dias secos e fugindo dos agentes causadores das alergias, como poeira, mofo, produtos químicos e cheiros fortes. Quanto menor o número de crises alérgicas, menores serão as chances de desenvolver pólipos", explica Ricardo Dolci, otorrinolaringologista da Clínica Dolci (SP) e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

5. Excesso de descongestionante

O que parece ser um ajudante quando o assunto é nariz entupido pode se tornar um grande vilão, segundo os médicos. A superdosagem dos descongestionantes nasais pode levar à palpitação, irritação na garganta (tosse ou ardor) e sensação de nariz seco com formação de crostas dentro do canal respiratório.

"Se for uma queixa recorrente, não pode simplesmente comprar na farmácia e se automedicar, o que pode até mascarar algo mais sério. É preciso muito critério e indicação médica", diz o otorrinolaringologista Antônio Carlos Cedin, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Como melhorar?

Para garantir uma boa respiração e melhor qualidade de vida, um dos cuidados mais importantes é lavar o nariz com soro fisiológico diariamente ou sempre que sentir o clima seco, isso não só mantém a mucosa hidratada e saudável como impede que agentes patológicos permaneçam no organismo causando doenças.

Além disso, manter a higiene pessoal e dos ambientes, evitar lugares com muitas pessoas e sem ventilação, e ter uma alimentação saudável são outros hábitos que ajudam a evitar a congestão.