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Tem um verão no meu inverno: como prevenir danos causados pelo tempo seco

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Imagem: iStock

De VivaBem*, em São Paulo

06/07/2022 14h08

No Brasil, o inverno tem duas características típicas: baixas temperaturas e tempo seco. Nas últimas semanas, no entanto, uma onda de calor invadiu a estação, mas deixou a umidade do ar baixíssima, para desespero de quem sofre com doenças respiratórias.

Os termômetros devem registrar calor nos próximos dias em todo o país, e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste não há sinal de chuva.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar para o organismo humano está entre 40% e 70%. Abaixo desses valores, o tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas, aumentando o risco de incidência de infecções respiratórias —como resfriado, gripe e pneumonia— e irritações do trato respiratório —tosse, dor de garganta e até sangramento nasal.

Para driblar o problema e sofrer um pouco menos, é aconselhável se manter hidratado. Ou seja, beber muita água, mas também usar sem medo o soro fisiológico para hidratar as mucosas. Ter um umidificador ou deixar baldes com água nos ambientes da casa também ajuda a combater a secura.

Para quem pratica atividades físicas, o ideal é evitar o horário entre 10h e 18h, que é quando o ar fica ainda mais seco e pode gerar ainda mais desconforto.

Abaixo, veja algumas dicas para amenizar sintomas causados pelo tempo seco:

  • Ingerir bastante líquidos;
  • Manter ambientes limpos e arejados para evitar acúmulo de pó e transmissão de vírus, como o da gripe;
  • Usar umidificadores para diminuir a secura do ar;
  • Apesar de não ter a mesma eficácia do umidificador, colocar um balde d'água no ambiente ou pendurar uma toalha úmida na janela pode ser uma solução fácil e prática para quem não deseja gastar. A vantagem é que eles podem ser deixados no quarto durante a noite toda;
  • Evitar a prática de atividades físicas entre 10h e 18h;
  • Evitar banhos muito quentes. Assim como as vias respiratórias, nesta época do ano a pele fica mais ressecada. Hidratantes corporais ajudam a manter esse equilíbrio;
  • Limpar olhos e nariz com soro fisiológico para evitar o ressecamento e possíveis irritações;
  • Inalação é uma boa alternativa para crianças e idosos. Pode ser feita até três vezes ao dia. E em caso de dúvida sobre como usar, consulte um médico;
  • Lavar as roupas de inverno antes de usar

*Com informações de reportagem publicada em 16/07/2021.

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