Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Existe algum benefício em tomar água com sal integral?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

31/05/2022 04h00

Não. Até o momento, nenhum estudo científico comprovou que há alguma vantagem em ingerir água com sal integral. Essa mistura vem sendo difundida por algumas pessoas que afirmam que a bebida promoveria benefícios para a saúde, inclusive ajudando a manter o equilíbrio da pressão sanguínea. Mas não é o que diz a ciência.

Essa história toda começou por causa da necessidade do nosso organismo de manter a água e o sal em equilíbrio. A justificativa é a de que o sal integral, por não passar pelo processo de refinamento, não teria aditivos químicos em sua composição e, portanto, seria rico em nutrientes, sendo assim mais saudável para o consumo.

Entretanto, para obter os benefícios desses nutrientes presentes no sal integral, é necessário consumir uma quantidade muito grande do mineral por dia, o que traria inúmeros malefícios à saúde, como o desenvolvimento de uma hipertensão arterial sistêmica.

Esse problema pode trazer maior risco para outras doenças, como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira, demência e amputações.

E a atenção deve ser ainda maior se pensarmos que, de acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e publicada em 2019, os brasileiros consomem em torno de 9,34 g de sal diariamente. E isso é quase o dobro do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de até 5 g por dia. O incentivo, portanto, deve ser para que a população reduza a ingestão de sal, e não o contrário.

Então, já sabe: antes de sair por aí incorporando na sua rotina essas novidades nutricionais difundidas nas redes sociais, procure um profissional atualizado e ético para cuidar da sua saúde. E caso receba orientações duvidosas, busque sempre uma segunda e até uma terceira opinião.

Fontes: Débora Palos, especialista em terapia nutricional e nutrição clínica pelo GANEP Nutrição Humana e nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo; Synara Lopes, nutricionista do Complexo Hospitalar da UFC (Universidade Federal do Ceará), que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Thais Barca, especialista em nutrição aplicada ao exercício físico pela USP (Universidade de São Paulo), nutricionista funcional e esportiva da Clínica CliNutri, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.