Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Salmonela encontrada em chocolates Kinder traz riscos à saúde; veja quais

Rosinka 79/Adobe Stock
Imagem: Rosinka 79/Adobe Stock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

15/04/2022 11h53Atualizada em 16/04/2022 11h47

Na última quinta-feira (14), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução proibindo a comercialização, distribuição e importação dos chocolates Kinder fabricados na Bélgica, após receber um alerta internacional sobre surto de salmonela em produtos da marca.

Em um comunicado, a Kinder explicou que os produtos que estão em recall em outros países não são importados e distribuídos pela empresa no Brasil. Segundo a fabricante, os chocolates vendidos pela marca no país são totalmente seguros para consumo.

A decisão da Anvisa foi tomada de forma preventiva, para barrar a entrada de chocolates da marca adquiridos fora do Brasil, que podem provocar problemas de saúde por aqui. "A salmonela é uma bactéria patogênica que pode causar desde dor de cabeça, náuseas, diarreia e febre até problemas mais sérios como infecções. Em casos graves, pode até levar à morte", alerta Hugo Rangel Fernandes, professor de nutrição da Faculdade Uninassau, no Pará.

Fernandes, que também é especialista em qualidade e segurança de alimentos e doutorando em ciência de alimentos na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), explica que a salmonela é encontrada, principalmente, no solo e na água, mas também em carne, frango e ovos.

Como a bactéria foi parar no chocolate?

Como a salmonela pode ser encontrada na água, uma das hipóteses, segundo Fernandes, é de que a água usada na fabricação do produto tenha contaminado o alimento.

"A contaminação pode ocorrer por falhas de higiene na manipulação dos produtos ou mesmo dos ingredientes utilizados", diz o professor.

Intoxicação alimentar pode levar o indivíduo a morte - iStock - iStock
Intoxicação alimentar pode levar o indivíduo à morte
Imagem: iStock

Todas as pessoas que consomem um alimento contaminado com salmonela correm riscos parecidos e a gravidade dos sintomas está relacionada à quantidade ingerida. Porém, idosos e crianças tendem a sofrer infecções mais graves, devido à sensibilidade do sistema imunológico.

"Quanto maior a carga de micro-organismos o alimento tiver, maiores serão as probabilidades de a pessoa ter sintomas mais sérios", salienta Fernandes.

Para o especialista, portanto, a decisão da Anvisa é bastante coerente com o cenário atual. "Um surto causado por salmonela é muito sério, porque você pode ter muitas pessoas internadas e até mortas", conclui.