Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Wordle, Termo: jogos de palavras fazem sucesso, mas podem atrapalhar sono

Wordle começou com a febre - Reprodução/Power Language
Wordle começou com a febre Imagem: Reprodução/Power Language

Isabella Abreu

Colaboração para o VivaBem

24/03/2022 04h00

A regra é fácil: cabe ao usuário adivinhar uma palavra de cinco letras em, no máximo, seis tentativas. O desafio é diário e permite que os resultados sejam compartilhados nas redes sociais. Diversão simples, mas empolgante. Essa é a premissa do Wordle, criado nos Estados Unidos em 2021 pelo engenheiro de software Josh Wardle, como uma forma de presente para a namorada Palak Shah, que ama games com palavras e estava entediada com a pandemia.

O jogo virou febre global (em apenas dois meses saltou de 90 para mais de 300 mil usuários) e despertou o interesse do jornal The New York Times, que em janeiro anunciou a sua compra. O preço pago não foi revelado pela empresa, mas ela afirma que o valor ficou na casa dos "poucos milhões de dólares".

O sucesso foi tanto que logo surgiu uma alternativa em português, chamada Termo, na qual é possível jogar também dueto e quarteto, versões em que é preciso acertar até quatro palavras simultaneamente. Há também o Letreco e a Palavra do Dia.

Pouco estímulo para cérebro e ansiedade

Apesar de ser prazeroso para muitos dos adeptos, é preciso ter alguns cuidados com esses jogos, segundo Maila Holz, mestre em psicologia (cognição humana) pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Isso porque eles podem provocar procrastinação e atrapalhar outras atividades. O risco de dependência também é alto —talvez por isso o jogo se renove apenas uma vez ao dia. "A dependência é muito comum de acontecer até mesmo com outros jogos, aplicativos e redes sociais", diz.

Usar o celular na cama, celular antes de dormir - iStock - iStock
Por causa da luz do celular e do estímulo ao cérebro, jogo pode atrapalhar sono
Imagem: iStock

Falando nisso, o jogo se renova à meia-noite e isso pode fazer com que as pessoas atrasem seu horário normal de sono apenas para adivinhar as palavras do dia e compartilhar nas redes sociais o quanto antes. Segundo a especialista, o uso na hora de dormir deve ser evitado, já que a luz e o fato de o nosso cérebro ficar ativo para desvendar a palavra pode prejudicar o sono.

A recomendação é estabelecer um tempo diário para o uso do celular e usar esse período para jogar. Por mais que possa causar ansiedade, o método de adivinhação estimula o cérebro, como explica Holz. "São dois os setores ativados: o primeiro envolve a linguagem de nomeação e o segundo é uma região mais frontal, que envolve o controle mental e as funções executivas, que são responsáveis pela manipulação mental de pensar em diferentes estratégias a partir das dicas", diz.

Contudo, a psicóloga afirma que, em termos de exercitar o cérebro, esses jogos têm pouca eficácia se forem utilizados sozinhos. O mesmo acontece com a palavra cruzada. Apesar de ser conhecida como um treino mental, ela tem pouco impacto na estimulação cognitiva. "A melhor fórmula para exercitar o cérebro se dá a partir da associação e da diversificação de diferentes ferramentas. O ideal é inserir na rotina atividades como leitura, escrita, jardinagem e novas aprendizagens, como um idioma, um instrumento musical etc.", sugere.

Por que fez tanto sucesso?

De acordo com Rogério Panizzutti, diretor do LabNACe (Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral) do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a razão para a nova mania é que se trata de jogos simples, fáceis de serem jogados por qualquer pessoa, além de servirem como um ótimo passatempo.

Tela do jogo Termo - Reprodução - Reprodução
Tela do jogo Termo
Imagem: Reprodução

"Uma coisa interessante é que eles criam uma expectativa até o lançamento do próximo desafio (que acontece uma vez por dia, somente). Por outro lado, os resultados podem ser facilmente compartilhados nas redes sociais, motivando ainda mais as pessoas", afirma.

Além disso, na opinião de Valdemar Stelzer, professor do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo), uma de suas vantagens é fazer a pessoa rever mentalmente as palavras que conhece e, eventualmente, aprender novas. "Nesse sentido, uma boa ideia seria que a palavra-solução, eventualmente adivinhada pela combinação das letras, mas desconhecida pelo jogador, apareça como verbete de um dicionário, o que daria um toque educacional a mais", sugere.

Outras opções

Surfando na onda do Wordle, diversos jogos com uma dinâmica similar começaram a pipocar na internet nos últimos meses. Confira alguns:

Musicle

É uma adaptação do Wordle para músicas. Ao entrar na página do jogo, o usuário deve escolher qual dos estilos deseja brincar: hip-hop, clássico, jazz, rock, pop etc. Depois, o jogador é redirecionado para uma página na qual deve ouvir uma música e acertar a capa do álbum a qual ela pertence. São três músicas com quatro opções de capas todos os dias.

Globle

Com foco na geografia, o objetivo é adivinhar o país misterioso usando o menor número de palpites.

Contexto.me

O desafio é decifrar a palavra secreta. As palavras estão ordenadas por proximidade, que foi calculada por um algoritmo que analisou milhares de textos em português. Palavras que são muito utilizadas no mesmo contexto tendem a ser mais próximas. Depois de enviar uma palavra, você verá o quão perto ela está da palavra secreta. Quanto menor o número, mais próximo da resposta. Você pode tentar quantas vezes precisar.

Stockle

Aqui, o jogador deve tentar descobrir um ativo de uma empresa da Bolsa de Valores, que pode ser tanto da B3 (caso ele selecione a bandeira brasileira) quanto da Nasdaq (caso selecione a bandeira dos EUA).