Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Realizar tarefas domésticas reduz riscos de doenças cardíacas em idosas

De acordo com o estudo, o importante é evitar o sedentarismo - iStock
De acordo com o estudo, o importante é evitar o sedentarismo Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

26/02/2022 16h18

Você não precisa correr maratonas ou andar quilômetros de bicicleta para melhorar a saúde do seu coração. De acordo com um novo estudo, atividades domésticas diárias, incluindo lavar louça e cozinhar, já ajudam a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

O artigo, publicado no nesta terça-feira (22) no Journal of the American Heart Association, avaliou 5.416 mulheres com idades entre 63 e 97 anos —sem nenhum diagnóstico de doenças cardíacas quando a pesquisa começou.

No estudo, as participantes usaram um dispositivo por até uma semana para rastrear quanto tempo passaram sentadas —inclusive, dentro de um veículo—, paradas, realizando tarefas da vida diária, caminhando ou correndo.

Os movimentos diários incluíam tarefas domésticas como preparar comidas, lavar louça, além de trocar de roupa e praticar jardinagem. Os algoritmos de computador ajudaram os pesquisadores a classificar esses dados.

"O aspecto de mudança de paradigma é que normalmente não chamamos muitas dessas atividades de exercício extenuante, mas seu coração não se importa com o que chamamos, ele sabe quando seu corpo está se movendo e responde", disse uma das autoras do estudo Andrea La Croix, professora da Escola de Saúde Pública e Ciências da Longevidade Humana da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Quais foram os resultados

Após cerca de 6,5 anos de acompanhamento, 616 foram diagnosticadas com doença cardiovascular: 268 com doença coronariana, 253 com AVC (acidente vascular cerebral) e 331 mulheres morreram de doença cardíaca ou arterial.

As participantes que passavam mais tempo em pé e em movimento eram menos propensas a desenvolver doenças cardíacas e/ou morrer por causa disso, mostraram os resultados.

E quanto mais você fizer, maiores serão os benefícios, descobriram os autores do estudo. Em média, as mulheres no estudo registraram cerca de 3,2 horas de movimento diário e 9,6 horas de tempo sentado por dia, então há espaço para melhorias.

De acordo com o estudo, não houve evidência de modificação do efeito por idade, IMC (índice de massa corporal), raça e etnia.

Por que este estudo é importante?

Embora o trabalho doméstico não substitua as atividades físicas, ele soma no "resultado final" e auxilia na saúde do coração. O mais importante, de acordo com os autores, é não ser sedentário.

Além disso, os pesquisadores reforçaram que esses movimentos diários também ajudam a controlar a pressão arterial, o açúcar no sangue e o colesterol, e também agem na manutenção do peso corporal —que, consequentemente, aumenta a saúde do coração.