PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Sequela pós-covid: saiba onde encontrar serviços gratuitos de reabilitação

Fisioterapia, por exemplo, tem papel importante na reabilitação pós-covid - iStock
Fisioterapia, por exemplo, tem papel importante na reabilitação pós-covid
Imagem: iStock

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 11h00

A reabilitação pós-covid já é uma realidade no Brasil e no mundo. Por ser uma doença que afeta o corpo como um todo, principalmente o pulmão, muitos pacientes apresentam sequelas após se recuperarem do quadro (grave ou não). De acordo com um estudo inédito do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), um ano após a alta hospitalar por covid-19, 60% dos pacientes ainda têm algum tipo de sequela.

O problema é que a covid-19 ainda é uma doença considerada nova e seus efeitos no organismo vão sendo, aos poucos, descobertos pela comunidade científica.

Mesmo o pulmão sendo o órgão de entrada da doença, é comum encontrar relatos de pessoas que desenvolveram problemas psicológicos, neurológicos ou motores após infecção por covid —embora as sequelas mais relatadas, segundo especialistas, envolvam fadiga, fraqueza muscular e falta de ar.

Por isso, a reabilitação pós-covid envolve um atendimento multissistêmico, ou seja, de diversas áreas, que podem ir desde fisioterapia (essencial no tratamento da doença), pneumologistas, cardiologistas até a parte psicológica.

O importante é buscar ajuda caso as sequelas apareçam. Quanto antes, mais chance de se recuperar dos sintomas, por vezes, persistentes, segundo Edmilson Gomes, fisioterapeuta intensivista do Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura, em Fortaleza, no Ceará.

"Se ele começa imediatamente, há grandes chances de evoluir bem: do diagnóstico até a alta", diz o também mestrando de Saúde Coletiva na UECE (Universidade Estadual do Ceará). "Hoje, pacientes chegam na UTI com sequelas de problemas pulmonares da covid-19. Isso já é uma realidade."

Públicos e particulares, hospitais criam programas de reabilitação pós-covid

Se no começo da pandemia (e até hoje), as instituições se organizaram para montar atendimento aos pacientes com a doença, hoje, é preciso pensar "lá na frente", no que vem depois da infecção.

Os grandes hospitais já se organizaram para criar programas para pessoas que ficaram internadas na UTI, por exemplo, ou para funcionários que tiveram quadros graves de covid. Um exemplo é a Rede Lucy Montoro, do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), que recebe pacientes da rede pública.

fisioterapia - iStock - iStock
Imagem: iStock

Segundo Linamara Rizzo Battistella, médica fisiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP, além de presidente do conselho diretor do instituto, há pacientes que, mesmo após 6, 8, 11 meses da alta da UTI, apresentam limitações "muito severas" nas atividades do dia a dia.

"Observamos que 80% deles apresentam muita ansiedade e têm traços de depressão porque estão assustados. Isso é compreensível", explica. "Há bastante relato de dor e desconforto e isso se mantém mesmo após a alta. Também estamos avaliando esse cansaço, falta de ar e uma falta de vontade em cumprir as atividades que davam prazer", afirma a médica.

A rede, inclusive, fez um estudo com 27 pacientes que ficaram internados e que passaram pelo programa de reabilitação da rede por 5 meses. A conclusão da pesquisa é que a abordagem nessas pessoas melhorou significativamente a parte funcional deles —como força muscular, ganho de massa magra e a Medida de Independência Funcional, que avalia o desempenho em algumas atividades diárias.

Rica Buchler, cardiologista e diretora da Reabilitação Cardíaca do Instituto Dante Pazzanese (SP), também organiza um programa que começou com os funcionários que tiveram covid e, hoje, já atende pacientes que tiveram a doença e foram vacinados com segunda dose.

Fachada do Hospital Dante Pazzanese, na Vila Mariana - Guilherme Lara Campos/Folhapress - Guilherme Lara Campos/Folhapress
Fachada do Hospital Dante Pazzanese, na Vila Mariana
Imagem: Guilherme Lara Campos/Folhapress

"A queixa mais frequente é de perda de força nas pernas, mas há também problemas motores, cardíacos e pulmonares", conta a médica. Agora, ela explica que a equipe de fisioterapia também faz parte da avaliação inicial. Como a doença se comporta de forma diferente em cada pessoa, esse atendimento passa a ser mais individualizado e tratado de forma multidisciplinar.

No Dante, que também faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde), os pacientes (que não os funcionários) são encaminhados via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). "O programa dura 3 meses, mas seguimos com orientações mesmo com o paciente em casa. Temos um canal e mandamos aulas para serem feitas em casa, mas são sempre pessoas que nós já tivemos contato", diz.

Pacientes que tiveram quadro leve também preocupam

Quem fica internado pode, sim, ter mais sequelas após deixar a UTI, mas não são só essas pessoas que apresentam complicações pós-covid. Quem explica é Luciana Janot, cardiologista do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein.

"No avançar na pandemia, vimos esses pacientes com a covid longa", diz. "Aquele que mesmo sem ter tido uma doença severa, internado, apresenta complicações no decorrer ou no término do quadro."

De acordo com Janot, as queixas são das mais variadas, seja qual tenha sido o grau da doença —cefaleia, problema com a memória, sensação de desmaio, entre outros. Por isso que um dos pontos desse atendimento pós-covid precisa ser avaliado corretamente com a equipe multidisciplinar para que seja possível entender se, de fato, o sintoma tem relação com a covid.

O hospital, logo nos primeiros meses de pandemia, montou um programa que pode ser presencial ou remoto, depende do paciente. Após avaliação médica, são elaboradas as atividades e o programa pode ter entre 12 e 20 sessões. O local também fez uma cartilha de exercícios que podem beneficiar todos os pacientes que tiveram covid-19 —claro, alguns necessitam de um acompanhamento mais de perto.

Fortalecer os músculos do quadril - Reprodução/Cartilha de exercícios do Hospital Einstein  - Reprodução/Cartilha de exercícios do Hospital Einstein
Exercício da cartilha mostra como fortalecer os músculos do quadril
Imagem: Reprodução/Cartilha de exercícios do Hospital Einstein

Veja locais que oferecem serviço gratuito pelo Brasil

Caso você tenha sequelas, você pode procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede pública, os "postinhos de saúde". Quando uma pessoa fica internada, por exemplo, são os profissionais do posto que fazem esse acompanhamento. Caso necessário, o paciente é encaminhado para especialistas. E, claro, se você tem convênio, as redes costumam também oferecer o serviço.

Mas outros locais espalhados pelo Brasil, sobretudo as universidades particulares, montaram programas de reabilitação pós-covid para quem não consegue encontrar o serviço tão fácil assim. São diversas iniciativas com diferentes tipos de atendimento: fisioterapia, psicologia ou algo que envolve uma equipe multidisciplinar.

É importante salientar que, devido a alta demanda, alguns têm lista de espera, por isso ligue antes. Na lista abaixo, também há serviços que cobram um preço simbólico. Confira:

Brasil todo

Projeto Com.Vida
Serviços: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, atendimento médico de enfermagem, nutricionista, entre outros. Atendimentos de forma online.
Como se inscrever: pelo site.

Aldeia Solidária da PUCPR
Serviço: acolhimento e apoio psicológico, para pessoas acima de 18 anos.
Como se inscrever: pelo site e aguardar o contato da equipe.

Amapá

  • Macapá

Clínica-escola de Fisioterapia Fama
Serviços:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelos telefones (96) 98148-6466 ou (96) 99155-6955, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rodovia Duca Serra - Cabralzinho.

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços: reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas e fisioterapia.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (96) 33127000.
Endereço: Rodovia Juscelino Kubitschek, 2011- Universidade Macapá.

Amazonas

  • Manaus

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (92) 3643-3881 e triagem presencial, de segunda, quarta e sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida Mário Ypiranga, 4.390 - Parque 10 de Novembro.

Bahia

  • Lauro de Freitas

Clínica-escola de Fisioterapia da Unime
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: no local da consulta, de segunda e quarta, das 7h30 às 12h30; terça e quinta, das 13h30 às 18h30.
Endereço: Avenida Luiz Tarquínio Pontes, 600 - Centro.

  • Barreiras

Projeto TeleVida
Serviço: atendimento médico geral.
Como se inscrever: pelo site, via atendimento online.

Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta - Divulgação/Unisanta - Divulgação/Unisanta
Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta
Imagem: Divulgação/Unisanta

Brasília

  • Distrito Federal

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (61) 2192-7017, de segunda, quarta e sexta, das 7h às 12h30 e das 14h30 às 17h20.
Endereço: SGAS Quadra 913 - s/n - Conjunto B - Bloco III - Asa Sul.

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços: reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (61) 33191111.
Endereço: SMHS, 501, Bloco A.

Ceará

  • Fortaleza

Clínicas-escolas de Psicologia e Fisioterapia da Faculdade Pitágoras
Serviços: fisioterapia e psicologia.
Como se inscrever: por esse site.
Endereço: Rua Barão de Aratanha, 80 - Centro.

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços:
reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (85) 34994999.
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4500 - Passaré.

Espírito Santo

  • Linhares

Clínica-escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras
Serviço: psicologia.
Como se inscrever: pelo telefone (27) 2103-7200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e 13h às 17h.
Endereço: Campus Linhares - Avenida São Mateus, 1458. Bairro Araçá.

Goiás

  • Goiânia

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (62) 3239-4046 e triagem presencial, de segunda, quarta e sexta, das 7h às 13h.
Endereço: Rodovia BR 153 - Km 503 - Fazenda Botafogo.

Maranhão

  • Imperatriz

Rede Cuidar
Serviços:
clínica médica, cardiologista, pneumologista, psiquiatra, fisioterapia, nutricionista, psicologia, endocrinologista e neurologista.
Como se inscrever: pelo Whatsapp (98) 98407-7425 ou presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Endereço: Hospital Macrorregional de Imperatriz - Avenida Pedro Neiva de Santana, nº 3557, Vila Machado.

  • São Luís

Clínica-escola de Fisioterapia Pitágoras
Serviço: fisioterapia (um valor "simbólico" pode ser cobrado).
Como se inscrever: diretamente no local da consulta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Endereço: Avenida São Luís Rei de França, 32 - Turu.

Rede Cuidar
Serviços:
cardiologista, pneumologista, psiquiatra, fisioterapia, nutricionista, fonoaudiologia, psicologia, angiologista, endocrinologista, neurologista e oftalmologista.
Como se inscrever: pelo Whatsapp (98) 99161.9028 ou presencialmente, de segunda a sexta, das 6h30 às 18h30, e sábado, das 6h às 12h30.
Endereço: Anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira - Avenida Jerônimo Albuquerque, s/n, Calhau.

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços:
reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas e fisioterapia.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (98) 32165353.
Endereço: Avenida Luis Rocha, S/N - Monte Castelo.

Mato Grosso

  • Cuiabá

Clínica-escola de Fisioterapia Pós-covid-19 da Unic Beira Rio
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (65) 3363-1274, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida Beira Rio, 3100, 1600. Bairro Porto.

  • Primavera do Leste

Clínica-escola de Fisioterapia Pós-Covid-19 da Unic
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (66) 2497-3543, segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida São João, 721.

  • Rondonópolis

Clínica-escola de Fisioterapia da Unic
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (66) 3411-3931, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 18h às 21h30.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 597 - Centro.

  • Sinop

Clínica-escola de Fisioterapia da Unic
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (66) 99723-7060, de segunda à sexta das 8h00 às 11h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida Alexandre Ferronato, 955, ST Industrial - Anexo à Unic Industrial.

Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande

Fisioterapia Motora no Centro Universitário Anhanguera
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (67) 3345-6155 ou diretamente no local da consulta, de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Paciente deverá apresentar carteira do SUS, encaminhamento médico e documento pessoal como foto.
Endereço: Avenida Gury Marques, 3203, Vila Olinda.

Ambulatório de Fisioterapia Pós-Covid-19 da Uniderp
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (67) 99613-3710 ou diretamente na recepção do ambulatório, de segunda a sexta, 7h30 às 12h.
Endereço: Rua Ceará, 119. Anexo D da Uniderp.

  • Dourados

Clínica-escola de Fisioterapia da Anhanguera
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: via Whatsapp pelo número (67) 3416-8109, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Endereço: Rua Manoel Santiago, 1155, Jardim Itaipu.

Atendimento de fisioterapia no Centro Universitário UniMetrocamp  - Divulgação/Centro Universitário UniMetrocamp  - Divulgação/Centro Universitário UniMetrocamp
Atendimento de fisioterapia no Centro Universitário UniMetrocamp (SP)
Imagem: Divulgação/Centro Universitário UniMetrocamp

Minas Gerais

  • Belo Horizonte

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços:
reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (31) 3379-2600.
Endereço: Avenida Amazonas, 5953 - Gameleira.

  • Betim

Clínica-escola da Faculdade Pitágoras
Serviços: fisioterapia e psicologia.
Como se inscrever: pelo número (31) 2101-9037, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 229, Centro.

Pará

  • Belém

Clínica-escola de Fisioterapia da Universidade da Amazônia
Serviços: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (91) 99156-4115. O interessado receberá um link de inscrição para agendar uma avaliação com um profissional da universidade.
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 395 - Umarizal.

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação
Serviços:
reabilitação para pacientes que tiveram sequelas que envolvem alterações neurológicas e fisioterapia.
Como se inscrever: pelo site e mais informações no telefone (91) 32056700.
Endereço: Rodovia Arthur Bernardes, 1000 - Val de Canz.

Paraíba

  • João Pessoa

Clínica-escola de Fisioterapia do Unipê
Serviço:
fisioterapia
Como se inscrever: pelo telefone (83) 2106-9271 de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h e das 18h40 às 22h. Veja pré-requisitos aqui.
Endereço: Rodovia BR-230, km 22 - Água Fria.

Paraná

  • Londrina

Fisioterapia da Faculdade Unopar
Serviço: fisioterapia cardiopulmonar.
Como se inscrever: no número (43) 3371-9886, de segunda a sábado, das 8h às 12h.
Endereço: Avenida Paris, 675, Jardim Piza.

Fisioterapia da Faculdade Unopar na Unidade Catuaí
Serviço: fisioterapia cardiopulmonar.
Como se inscrever: no número 43) 2105-7176, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Endereço: Rua Edwy Taques De Araujo, 900 - Gleba Palhano.

Rio de Janeiro

  • Duque de Caxias, Iguaba Grande, Realengo e Xerém

Projeto Brasil Sem Alergia
Serviços: diversos, mas, entre eles, a fisioterapia respiratória.
Como se inscrever: presencialmente, pelo telefone (21) 4063-8720, WhatsApp (21) 99374-2042, de segunda a sábado, das 9h às 18h, ou pelo site.
Endereços:
Duque de Caxias: Rua Conde de Porto Alegre, 155, 25 de Agosto.
Iguaba Grande: Rua Paulino Pinto Pinheiro, 133, Centro, Cruz Vermelha.
Nova Iguaçu: Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, sem número, Cruz Vermelha.
Realengo: Avenida Santa Cruz, 1896.
Xerém: Praça da Mantiqueira, 18, Centro Médico Estrela de Davi.

  • São João de Meriti

Centro Médico e Odontológico da Riopae
Serviços: atendimento médico geral e exames. Observação: consultas custam de R$ 10 a R$ 80.
Como se inscrever: pelo site ou presencialmente.
Endereço: Rua Coronel Henrique da Fonseca, 79, 2° Andar - Centro.

Rio Grande do Sul

  • Pelotas

Fisioterapia da Faculdade Anhanguera
Serviço:
fisioterapia cardiopulmonar.
Como se inscrever: pelo número (53) 9 8453-5831, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
Endereço: Avenida Fernando Osório, 1970 - Três Vendas.

  • Cachoeirinha

Clínica-escola de Fisioterapia do Centro Universitário Cesuca
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone e WhatsApp (51) 99919-8803 (Bianca Ribeiro) ou pelo e-mail: sandra.heberle@cesuca.edu.br, de terças e quintas, das 16h às 18h.
Endereço: Rua Silvério Manoel da Silva, 160 - Colinas.

Santa Catarina

  • São José

Estácio Reabilita do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina
Serviços:
fisioterapia focada em reabilitação cardiopulmonar.
Como se inscrever: pelo número (48) 9968-7379; mais informações aqui.
Endereço: Avenida Leoberto Leal, 431 - Barreiros.

São Paulo

  • Araçatuba

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pessoalmente, de segunda a sexta, das 13h às 18h; telefone (18) 3117-4566.
Endereço: Avenida Baguaçú, 1.939 - Jardim Alvorada.

  • Assis

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (18) 3321-1335 ou pessoalmente, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Endereço: Avenida Otto Ribeiro, 2.318 - Jd. Canadá.

  • Araraquara

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (16) 3336-1800 ou pessoalmente, de segunda, quarta e quinta, das 13h às 18h.
Endereço: Avenida Alberto Benassi, s/n - Parque das Laranjeiras.

  • Bauru

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: agendamento realizado pelo telefone (14) 3312-7031 e triagem realizada pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Endereço: Rua Luiz Levorato, 2-140 - Rodovia Marechal Rondon, km 335.

  • Campinas e região

Centro Universitário UniMetrocamp
Serviço: fisioterapia respiratória e motora.
Como se inscrever: pelo telefone (19) 4501-2781 ou pelo e-mail poscovid.unimetrocamp@gmail.com.
Endereço: Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661 - Vila Industrial.

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: agendamento realizado pelo telefone (19) 3776-4031e triagem realizada pessoalmente, de terça, quinta e sexta, das 7h10 às 12h10 e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Martinho Calssavara s/n - Swift.

Programa Vencer do Centro Universitário Max Planck
Serviço: fisioterapia e, em seguida, equipe multidisciplinar.
Como se inscrever: entrar em contato com o Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim), da Prefeitura Indaiatuba, pelo telefone (19) 3935-2791/2762.
Endereço: Rua Ricardo Bergamini - Jardim Morada do Sol e Cidade Nova II -- ambos em Indaiatuba

Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta - Divulgação/Unisanta - Divulgação/Unisanta
Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta (SP)
Imagem: Divulgação/Unisanta
  • Itú/Salto

Ambulatório do CEUNSP (Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio)
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: o paciente precisa de um encaminhamento da rede pública de saúde e comparecer à clínica-escola; para tirar dúvidas, ligar no telefone (11) 4013-9926.
Endereço: Praça Regente Feijó, 137 - Itu.

  • Jundiaí

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pessoalmente de segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h; telefone: (11) 4815-2333
Endereço: Avenida Armando Giassetti, 577 - Trevo Itu/Itatiba - Vila Hortolândia.

  • Limeira

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (19) 3701-7066 e triagem realizada pessoalmente, de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30.
Endereço: Rua Miguel Guidotti, 405 - Parque Egisto Ragazzo.

  • Osasco

Liga de Reabilitação Pós-covid-19 da Anhanguera
Serviços: fisioterapia e educação física.
Como se inscrever: por esse formulário.
Endereço: Rua dos Autonomistas, 1.325 - Vila Campesina.

  • Piracicaba

Clínica-Escola da Faculdade Anhanguera
Serviços: fisioterapia e neurologia.
Como se inscrever: na unidade (quinta-feira das 13h30 às 18h) ou pelo telefone (19) 2533-9115.
Endereço: Rua Santa Catarina, 1005 - Água Branca

Ambulatório Pós-covid-19 da Clínica Doutor João José Correa
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (19) 3421-9727, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Endereço: Avenida Piracicamirim, 3139 - Piracicamirim.

  • Ribeirão Preto

Clínica-Escola de Fisioterapia da Anhanguera
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (16) 3512-4700.
Endereço: Avenida Eduardo Andréia Matarazzo, 891 - Subsetor Norte - 2 (N-2)

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (16) 3602-6735 e triagem realizada pessoalmente, de segunda a sexta, das 12h às 18h50.
Endereço: Avenida Carlos Consoni, 10 - Jd. Canadá.

Clínica de Fisioterapia da Estácio de Sá
Serviços:
fisioterapia nas áreas de pediatria, geriatria, neurologia, ortopedia e sistema respiratório.
Como se inscrever: pelo número (16) 3523-4185 ou presencialmente de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h30 e das 15h30 às 19h.
Endereço: Rua Abrahão Issa Halach, 980 - Ribeirânia.

  • Santana de Parnaíba

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (11) 4191-1170, de segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h30.
Endereço: Alameda Amazonas, 492 - Alphaville.

  • Santo André

Clínica-escola de Fisioterapia da Anhanguera
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (11) 4458-5051, das 8h às 12h, de segunda à sexta.
Endereço: Avenida Pedro Américo, 850 - Bairro Homero Thon.

  • Santos

Ambulatório de Recuperação Pós-covid-19 da Unisanta
Serviços: fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física.
Como se inscrever: pelo telefone (13) 3202-7156, das 14h às 17h.
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277 - Boqueirão - Santos.

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (13) 3224-1489 e triagem pessoalmente, de segunda a sexta, das 13h às 18h35 ou de quarta a sexta, das 8h às 11h30.
Endereço: Avenida Ana Costa, 63/65 - Vila Mathias.

  • São Bernardo do Campo

Clínica-escola de Fisioterapia da Anhanguera
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: nos telefones (11) 4362-9036 ou (11) 4362-9037, de segunda à sexta, das 8h às 18h.
Endereço: Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.501. Bairro Rudge Ramos.

Clínica-escola de Psicologia da Anhanguera
Serviço: psicologia.
Como se inscrever: via ligação ou pelo WhatsApp no (11) 2823-1003, das quartas e quintas, das 8h às 17h e às sextas, das 15h às 17h; atendimentos remotos de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 505. Bairro Jardim do Mar

Teleatendimento de Síndrome Pós-covid da Anhanguera
Serviço: atendimento geral via plataforma interativa com acesso liberado após agendamento.
Como se inscrever: pelo telefone ou WhatsApp no (11) 4362-9037, de segunda a quinta, das 10h30 às 12h.

  • São José do Rio Pardo

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (19) 3608-2686 e triagem pessoalmente, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h.
Endereço: Avenida Deputado Eduardo Vicente Nasser, 894.

  • São José do Rio Preto

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (17) 2137-5000, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Endereço: Avenida Juscelino Kubstichek de Oliveira, s/n - Jardim Tarraf II.

  • São José dos Campos

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (12) 2136-9055 ou pessoalmente, de segunda, quarta e sexta, das 13h10 às 19h.
Endereço: Rodovia Presidente Dutra - Km 157,5 - Pista Sul - Jardim Limoeiro.

  • São Paulo

Clínica-escola de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul
Serviços:
fisioterapia.
Como se inscrever: basta ligar para (11) 2037-5800 ou comparecer até a clínica, com documento com foto e o encaminhamento médico para inscrição.
Endereço: Campus São Miguel Paulista, na Rua Taiuvinha, 31. Todas as sextas-feiras, das 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h.

Clínica de Fisioterapia da Unip Anchieta
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (11) 2332-1350 ou pessoalmente, de segunda, quarta e sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Rua General Leite de Castro, 201 - Jardim Santa Cruz.

Clínica de Fisioterapia da Unip Norte
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (11) 2790-1550 ou pessoalmente, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Rua Amazonas da Silva, 737 - Vila Guilherme.

Promove - Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social da São Camilo
Serviços: multidisciplinar, como fisioterapia, nutrição, psicologia, medicina da família, pneumologia, entre outros (veja aqui).
Como se inscrever: pelo telefone (11) 3206-9600 ou presencial.
Endereço: Rua Eng. Ranulfo Pinheiro de Lima, 200 - Ipiranga.

  • Sorocaba

Clínica-escola de Fisioterapia da Anhanguera Sorocaba
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (15) 3031-9349, com encaminhamento médico, das 7h às 13h, de terça a quinta-feira.
Endereço: Avenida Dr. Armando Pannunzio, 1.478 - Jardim Piazza Di Roma.

Clínica de Fisioterapia da Unip
Serviço: fisioterapia.
Como se inscrever: pelo telefone (15) 3412-1028, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Independência, 210 - Jd. Éden.

  • Taubaté

Clínica-escola de Fisioterapia da Anhanguera
Serviço:
fisioterapia.
Como se inscrever: pelo número (12) 3634-4106, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Endereço: Avenida Charles Schnneider, 585 - Parque Senhor do Bonfim.

Saúde