Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anvisa autoriza estudo para avaliar eficácia de 3ª dose da AstraZeneca

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 09h05Atualizada em 19/07/2021 15h47

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou hoje a realização de estudo clínico para aplicação de uma terceira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 em voluntários que receberam as duas doses iniciais, com o intervalo de quatro semanas.

O estudo deve avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade (se a vacina é capaz de produzir resposta imune) da dose de reforço.

A Anvisa informou que a terceira dose da vacina contra a covid-19 será aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose.

"Trata-se de um estudo de fase 3, controlado, randomizado, simples-cego, ou seja, em que só o voluntário não saberá o que tomou: se uma dose da vacina ou de placebo", afirmou a agência em nota.

Poderão participar como voluntários pessoas entre 18 e 55 anos, que estejam altamente expostos ao coronavírus, como profissionais de saúde. Não serão incluídas gestantes e pessoas com comorbidades.

O estudo é patrocinado pela AstraZeneca e será realizado apenas no Brasil, nos estados da Bahia (1.500 voluntários), Rio de Janeiro (1.500 voluntários), Rio Grande do Sul (3.000 voluntários), Rio Grande do Norte (1.500 voluntários) e São Paulo (2.500 voluntários).

Ao final do estudo, os voluntários que receberam o placebo poderão ser vacinados com a dose de reforço.

O gerente-geral de medicamentos da agência, Gustavo Mendes, disse esperar ver os primeiros resultados em alguns meses. "A expectativa é que a gente comece a observar os primeiros resultados a partir de outubro", falou ele em entrevista ao canal GloboNews.

Ele também afirmou que acha precoce dizer que haverá uma campanha anual de vacinação. "Acho cedo para dizer vacinar todo ano, a cada seis meses, porque quando tiver cobertura vacinal suficiente, pode ser que chegue a situação em que a gente não se preocupe mais com o vírus e as formas graves dele. É preciso que dados sejam gerados para que a gente tenha certeza".