Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


25% das cidades não iniciaram vacinação por faixa etária, indica pesquisa

Vacinação não é uniforme no Brasil, alerta Confederação Nacional dos Municípios - iStock
Vacinação não é uniforme no Brasil, alerta Confederação Nacional dos Municípios Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/07/2021 09h02

A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) estima que cerca de 25% das cidades brasileiras ainda não iniciaram a vacinação por faixa etária de pessoas com menos de 60 anos.

O dado foi divulgado em uma pesquisa realizada entre os dias 12 a 15 de julho de 2021. Segundo a confederação, foram ouvidos 2.826 gestores para a amostragem, o que representa 50,8% dos municípios brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 74,6% dos municípios consultados iniciaram a vacinação dos grupos abaixo de 60 anos sem comorbidades, e em 24,3% ainda não se iniciou. Não há informações sobre o quanto essas cidades representam em relação à população do Brasil.

Em entrevista à CNN, o diretor da CNM, Francisco Nélio Aguiar da Silva, disse que o dado é visto com preocupação pela confederação, uma vez que mostra desigualdade no avanço da vacinação pelo país.

"Precisamos avançar para a população mais jovem, que está mais na rua, que sai todo dia para trabalhar. É nesta população que precisamos avançar para melhorar os índices de casos e óbitos, que já está diminuindo. Esperamos que até o fim de agosto todos os municípios do Brasil possam concluir a vacinação da população adulta, que todas possam estar vacinadas [com a 1ª dose]", disse.

Em sua avaliação, a desigualdade ocorre por causa de uma falta de articulação entre as esferas federais, estaduais e municipais.

"O Ministério da Saúde envia aos estados sem 'amarração' [para onde deve ir a vacina], e na distribuição das doses de vacinas os municípios maiores acabam recebendo um número maior de vacinas enquanto outros não recebem tanto e ficam estagnados, criando uma desigualdade dentro do próprio estado."

A pesquisa ainda aponta que, entre as cidades que já iniciaram a vacinação por faixa etária, a maior parte imuniza a população de 35 a 39 anos (1070 cidades). Sessenta e oito municípios responderam à pesquisa que já vacinam pessoas de 18 a 24 anos.