Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 33,3 milhões de brasileiros completam vacinação, 15,73% da população

Mais de 33,2 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Mais de 33,2 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

16/07/2021 20h04Atualizada em 16/07/2021 20h52

Hoje, o Brasil beirou a marca de 33,3 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 33.299.131 habitantes receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o equivalente a 15,73% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Com relação às vacinas que necessitam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 975.892 brasileiros nas últimas 24 horas. O total de imunizados atingiu 88.036.313 nesta etapa inicial, o correspondente a 41,57% da população do país. A segunda dose foi aplicada em 544.986 pessoas entre ontem e hoje. No mesmo intervalo de tempo, 134.803 foram vacinados com a dose única da Janssen.

O Brasil conta com quatro tipos de vacina contra a covid-19. Três delas precisam da aplicação de duas doses para um combate mais eficiente à doença, conforme recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de apenas uma dose.

Proporcionalmente, o estado de São Paulo lidera entre aqueles que mais aplicaram a primeira dose: 49,13% da população local.

Mato Grosso do Sul permanece em primeiro lugar entre os estados com a maior parcela da população com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 28,63% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose 16/7 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose 16/7
Imagem: UOL

Pesquisa: 75% dos municípios registraram caso de 'sommelier de vacina'

Quase 75% das cidades brasileiras já registraram casos dos chamados 'sommeliers de vacinas', concluiu um estudo feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) divulgado hoje. O levantamento ouviu 2.826 prefeitos, o equivalente a 50,8% dos municípios do país.

Desses, 2.109 (74,6%) relataram pessoas que querem escolher a marca dos imunizantes contra covid-19. Em outros 687 (24,3%), não houve nenhum registro.

A pesquisa verificou ainda que a CoronaVac, vacina do Instituto Butantan, é a mais recusada (50,6%) por essas pessoas. Em seguida, aparece a da AstraZeneca/Fiocruz (39,3%). A rejeição da Janssen e a da Pfizer ficou abaixo de 5%.

Apesar da quantidade significativa desse público, a maior parte dos municípios (47,2%) lida com esse comportamento informando que não é possível escolher e aplica o imunizante que está disponível no momento. Em outras cidades (19,3%), a pessoa perde a prioridade na campanha de vacinação.

Vacinação dose completa 16/7 - UOL - UOL
Vacinação dose completa 16/7
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!