Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: Brasil recebe hoje novo lote com 600 mil doses da vacina da Pfizer

A Pfizer já soma o total de mais de 16 milhões de doses entregues ao país desde abril - Reprodução/Twitter Paulo Câmara
A Pfizer já soma o total de mais de 16 milhões de doses entregues ao país desde abril Imagem: Reprodução/Twitter Paulo Câmara

Do VivaBem, em São Paulo

07/07/2021 10h53Atualizada em 07/07/2021 16h12

O Ministério da Saúde comunicou que o Brasil receberá um novo lote com 600 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 ainda hoje, por volta das 19h. O novo lote será destinado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), que fará uma reunião entre a União, os estados e municípios ainda esta semana para determinar quantas doses serão repassadas aos estados e ao Distrito Federal.

Com a chegada do novo lote, a Pfizer já soma o envio de mais de 16 milhões de doses ao país desde abril.

"Após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, eles passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos/SP. Quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas, em uma operação logística complexa e realizada em tempo recorde", declarou o Ministério da Saúde ao VivaBem.

A última entrega da farmacêutica norte-americana ao Brasil foi do total de 936 mil doses do imunizante na quinta-feira (1º). Este lote foi o terceiro enviado ao longo da semana passada, totalizando mais 2,4 milhões de vacinas da fabricante que chegaram ao território nacional em sete dias.

Os imunizantes enviados na semana passada começaram a ser distribuídos na sexta-feira (2) pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios da federação. As doses da Pfizer foram destinadas aos funcionários do sistema penitenciários e detentos, forças armadas e de segurança, trabalhadores industriais e pessoas de 55 a 59 anos.

O governo federal adquiriu, no total, 200 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. Destas, 100 milhões devem ser entregues até setembro e outras 100 milhões de doses do imunizante estão previstos para chegar entre outubro e dezembro.

O Brasil atingiu ontem a marca de 27,7 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 27.795.289 pessoas receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen, o que representa 13,13% da população do país. Os números são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.