Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rio lista pessoas que podem ter tomado vacina vencida; veja como consultar

Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio disse que ainda está checando se as doses vencidas foram realmente aplicadas - Fábio Gonçalves/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio disse que ainda está checando se as doses vencidas foram realmente aplicadas Imagem: Fábio Gonçalves/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do VivaBem, em São Paulo

02/07/2021 19h27Atualizada em 02/07/2021 21h53

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro divulgou hoje uma lista com casos suspeitos de terem tomado a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca fora do prazo de validade. A pasta ainda está verificando se as doses vencidas foram realmente aplicadas para, se for o caso, entrar em contato com as pessoas e realizar a revacinação.

Os casos suspeitos de vacinação fora da validade, com data da aplicação da vacina, data de nascimento e primeiros dígitos do CPF das pessoas vacinadas, podem ser consultados clicando neste link.

Aqueles que estiverem na relação devem aguardar o contato da equipe de saúde ou, se preferirem, procurar a unidade em que se vacinaram na próxima segunda-feira (5), a partir das 11h, para verificar se houve um erro no registro. Se for constatado que a pessoa recebeu a vacina vencida, será realizada uma nova aplicação.

A preocupação veio à tona após uma reportagem publicada hoje pela Folha de S.Paulo apontar a utilização de vacinas da AstraZeneca fora da validade em 1.532 cidades do país.

Ao todo, segundo o jornal, 25.935 doses vencidas foram aplicadas. A situação foi identificada em oito lotes, com data de vacinação entre 29 de março e 4 de junho. São eles:

  • 4120Z001
  • 4120Z004
  • 4120Z005
  • 4120Z025
  • CTMAV501
  • CTMAV505
  • CTMAV506
  • CTMAV520

Situação no estado do Rio

Já a Secretaria de Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou em nota que todos os lotes da vacina da AstraZeneca enviados aos 92 municípios estavam dentro do prazo de validade. Dos lotes mencionados na reportagem da Folha, de acordo com a pasta, o estado recebeu apenas dois: 41202Z005 e CTMAV506.

O primeiro, com validade até 14 de abril, foi recebido em 23 de janeiro e distribuído às cidades fluminenses em 23 de janeiro, 1º de fevereiro, 2 de fevereiro e 24 de fevereiro. Já o lote CTMAV506 era válido até 31 de maio, foi recebido em 26 de março e distribuído no mesmo dia.

"Assim que as doses chegam à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, uma equipe de mais de 30 pessoas inicia o trabalho de separação, checagem de temperatura e documentação", explicou a SES nas redes sociais. "A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/AstraZeneca vencidas."

Vacina vencida faz mal?

Se você recebeu uma dose de alguns dos oitos lotes da AstraZeneca após a data de validade, entre em contato com uma unidade de saúde da sua cidade para saber como proceder. Alguns municípios alegam que nenhuma vacina vencida foi aplicada e houve uma divergência de dados no DataSUS.

Tomar uma vacina fora do prazo de validade não faz mal para a saúde, mas há o risco de que a pessoa fique desprotegida.

"Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios", disse Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), em reportagem publicada pelo VivaBem em 9 de junho.

A avaliação é corroborada por Jean Gorinchteyn, médico infectologista e secretário estadual de Saúde de São Paulo. Hoje, em entrevista à CNN Brasil, ele reforçou que tomar uma vacina vencida não traz riscos à saúde, mas causa preocupação quanto à resposta imunológica daquela pessoa, que pode não ser tão satisfatória.

"Quando recebem vacinas como essas, as pessoas normalmente têm as mesmas reações que teriam se tivessem recebido uma vacina dentro do prazo de validade. Por outro lado, o mais importante é a parte imunológica, de proteção. Por isso a observância de tomar uma outra dose, caso se confirme [a vacina vencida], para aí, sim, promover a proteção adequada", explicou.

O que diz o Ministério da Saúde?

O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quantas doses foram administradas fora da validade e checar as informações divulgadas em outras cidades e estados sobre o cadastro incorreto no sistema Conecte SUS, administrado pela pasta. Até o momento, não houve retorno.