Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 26,27 milhões de brasileiros completam vacinação, 12,4% da população

Mais de 26,2 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - Reprodução/Facebook/Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão
Mais de 26,2 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Reprodução/Facebook/Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

30/06/2021 20h06Atualizada em 30/06/2021 20h38

O Brasil atingiu hoje a marca de 26,27 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 26.268.826 brasileiros receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen no combate à doença, o correspondente a 12,41% da população nacional. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

No momento, quatro vacinas contra a covid-19 estão à disposição no país. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para o combate mais eficiente à doença. Já a Janssen precisa somente de uma dose para completar o processo de imunização.

Quanto aos imunizantes que necessitam de duas doses, 1.034.598 brasileiros receberam a primeira delas entre ontem e hoje. O total de vacinados nesta etapa inicial é de 73.569.254, o equivalente a 34,74% da população do país. A dose de reforço foi aplicada em 190.122 pessoas nas últimas 24 horas. No mesmo período, 91.058 foram vacinadas com a dose única da Janssen.

Proporcionalmente, o estado de São Paulo assumiu a liderança entre quem mais aplicou a primeira dose de vacina: 41,1% de sua população.

Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição entre aqueles com o maior percentual de habitantes que completaram a imunização —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen: 17,32% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose nos estados - UOL - UOL
Vacinação nos estados primeira dose - 30/06
Imagem: UOL

Em 12 dias, SP entregará 10 milhões de doses da CoronaVac ao ministério

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que serão entregues, dentro de 12 dias, 10 milhões de doses da vacina da CoronaVac ao Ministério da Saúde para auxiliar no Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo Doria, as doses já estão em produção pelo Instituto Butantan.

Na noite de terça, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos um avião que transportava 1 milhão de doses prontas do imunizante, que contou com a presença do governador.

Vacinação completa nos estados - UOL - UOL
Vacinação nos estados doses completas - 30/06
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!