Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


São Paulo recebe doses da vacina Janssen; imunização começa na segunda

Prefeitura de São Paulo recebe doses da vacina contra a covid-19 da Janssen - Reprodução/Instagram/prefsp
Prefeitura de São Paulo recebe doses da vacina contra a covid-19 da Janssen Imagem: Reprodução/Instagram/prefsp

Do UOL, em São Paulo

26/06/2021 12h58

A Prefeitura de São Paulo informou hoje ter recebido 114 mil doses da vacina contra a covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

O imunizante, de dose única, começará a ser aplicado na segunda-feira (28) na capital paulista.

A vacinação está sendo realizada hoje na cidade para pessoas com idade entre 47 e 49 anos. Na segunda-feira (28), será a vez do grupo que tem 46 anos, e a terça-feira (29) será reservada para aqueles que tem 45 anos. O restante do calendário ainda não foi informado.

Ao comparecer ao posto de vacinação, é necessário um documento com foto, CPF e comprovante de residência com endereço no município de São Paulo.

O pré-cadastro no site Vacina Já, do governo estadual, não é obrigatório, mas ajuda no processo e diminui o tempo de espera.

Ontem, a cidade voltou a registrar casos de postos de vacinação sem imunizantes contra a covid-19, segundo levantamento do UOL. A situação tem se repetido constantemente desde a última segunda-feira (21).

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido diz acreditar que a prefeitura irá cumprir o calendário previsto pelo governo estadual de vacinar todos os adultos com uma dose até 15 de setembro.

Xepa

Pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades também podem se cadastrar para receber a "xepa" das vacinas contra a covid-19 na cidade de São Paulo. A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação.

A ordem de prioridade indicada pela prefeitura é esta:

  1. Lactantes sem comorbidades (até dois anos de amamentação), acima de 18 anos;
  2. Acadêmicos em saúde em estágio, independentemente do período de formação;
  3. Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independentemente do período de formação;
  4. Pessoas com mais de 18 anos de idade.

O Brasil atingiu ontem 25,2 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até aqui, 25.230.552 brasileiros receberam a dose de reforço do imunizante ou a dose única da Janssen, que começou a ser aplicada no país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.