Topo

Postos voltam a ficar sem doses de vacina contra a covid em São Paulo

Fila para tomar a vacina contra a covid-19 em uma UBS na zona oeste de São Paulo - Rogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fila para tomar a vacina contra a covid-19 em uma UBS na zona oeste de São Paulo Imagem: Rogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do VivaBem, em São Paulo

25/06/2021 10h47Atualizada em 25/06/2021 11h00

A cidade de São Paulo voltou a registrar hoje casos de postos de vacinação sem imunizantes contra a covid-19. A situação tem se repetido constantemente desde a última segunda-feira (21).

Levantamento do UOL no site "De Olho na Fila", da Prefeitura de São Paulo, mostrava que ao menos 15 postos estavam "aguardando abastecimento" às 9h30. A capital paulista possui cerca de 520 locais de vacinação contra o novo coronavírus.

Postos sem vacina às 9h30:

  • Zona sul: 7 postos
  • Zona norte: 1 posto
  • Zona leste: 6 postos
  • Drive-thru: 1 posto

Hoje, a cidade de São Paulo começa a vacinar pessoas com 47 anos de idade ou mais. Na segunda-feira (28), a imunização deve avançar para pessoas com 46 e 45 anos de idade.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", servidores da rede municipal avaliam que as doses entregues não são suficientes para o calendário de vacinação na capital.

De acordo com o jornal, "o remanejamento de doses entre unidades tem ocorrido com uma frequência muito maior do que o normal". Servidores teriam relatado que a situação acontece "até três vezes por dia por falta de insumos, e os próprios funcionários vão buscar as doses em vans escolares".

Secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido diz acreditar que a prefeitura irá cumprir o calendário previsto pelo governo estadual de vacinar todos os adultos com uma dose até 15 de setembro. "Estamos cumprindo. De 59 anos a 47, felizmente estamos conseguindo cumprir o calendário", disse em entrevista ao BandNews TV nesta manhã.

Aparecido diz que a capital tem estrutura para vacinar. "A cidade, recebendo a vacina, vai cumprir o calendário." Segundo o secretário, o Ministério da Saúde teria garantido, em reunião, que mais doses chegarão. "Vamos torcer para que a cidade recebe as vacinas porque, capacidade de vacinar, nós temos."

Apesar dos problemas de abastecimento, o país tem acelerado o ritmo de vacinação. Este mês, a média é de quase 1,1 milhão de doses aplicadas por dia, melhor resultado desde o início da campanha de imunização.