Topo

Covid: Brasil tem 23,5 milhões de vacinados com 2 doses, 11,1% da população

Brasil tem 23,5 milhões de pessoas vacinadas com duas doses de imunizante contra a covid-19 - Danilo Verpa/Folhapress
Brasil tem 23,5 milhões de pessoas vacinadas com duas doses de imunizante contra a covid-19 Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

10/06/2021 20h04

Nesta quinta-feira (10), o Brasil superou a marca de 23,5 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. No total, 23.520.981 brasileiros receberam a dose de reforço contra a doença, o equivalente a 11,11% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, a primeira dose da vacina foi aplicada em 944.016 pessoas, elevando para 52.790.945 o total de imunizados nesta etapa inicial —o que representa 24,93% da população do país. No mesmo período, o reforço foi aplicado em 102.656 brasileiros.

Primeira dose 10/6 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de imunizante para um combate mais eficiente à doença.

Proporcionalmente, Mato Grosso do Sul permanece em primeiro lugar entre os estados que mais distribuíram a primeira dose: 34,52% da população local.

O Rio Grande do Sul continua como o estado que, em termos percentuais, mais aplicou a segunda dose: 14,12% de seus habitantes.

segunda dose 10/6 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Pela 3ª semana, ministério reduz previsão de vacinas para junho

O Ministério da Saúde reduziu, pela terceira semana seguida, a previsão de entrega de vacinas contra a covid-19 para o mês de junho, dessa vez com a diminuição das entregas por parte do consórcio Covax em pouco menos de 2 milhões de doses.

A previsão é apresentada pelo ministério semanalmente. Em 19 de maio, contava-se com 52,2 milhões de vacinas. Nesta semana, essa contabilidade está em 37,9 milhões.

Procurado, o ministério não respondeu imediatamente o motivo da demora, mas têm ocorrido atrasos nas entregas internacionais, seja de vacinas prontas, seja de insumos para CoronaVac ou AstraZeneca, vindos da China para a vacina ser envasada no Brasil.

A contabilidade do ministério desta semana não considera, ainda, 3 milhões de vacinas da Janssen que, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, devem chegar ainda neste mês.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da gederação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!