Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Faz sentido esperar umbigo cair para dar banho, como fez Talita Younan?

ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
Imagem: ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

23/03/2021 17h56

A atriz Talita Younan disse em seu Instagram que esperou 15 dias para dar o primeiro banho na filha, Alice, nascida em janeiro. "O umbigo da Isabel demorou para caracas para cair, 15 dias! E a gente só deu banho nela quando o umbigo caiu. Vocês vão achar meio louco, mas o médico indicou e a gente fez. Ela ficou 15 dias sem tomar banho", explicou Younan, brincando sobre o apelido da filha: "Viih Tube".

Porém, de acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), além dessa prática não ser recomendada, ela sequer existe. A entidade recomenda que a partir do momento em que o recém-nascido atinge uma estabilidade térmica, normalmente, a partir de 6 horas de vida, ele já pode tomar seu primeiro banho. "O banho de imersão é o mais indicado, com água morna que permite menor perda de calor e oferece mais conforto ao bebê. Imergir o corpo do recém-nascido excluindo cabeça e pescoço", reforça a entidade.

Thallys Ramalho Suzart Alves, pediatra intensivista e coordenador da UTI Pediátrica do Hospital Santa Helena, da Rede Dor em Brasília, ressalta que o ideal é que sejam removidas as secreções com suavidade e que seja mantido o Vernix caseoso — camada gordurosa e esbranquiçada que recobre a pele do recém-nascido. "Existem alguns locais que até recomendam informalmente que esse banho seja a partir de 24 horas, mas 15 dias sem banho é muito chocante, eu nem sabia que alguém poderia recomendar um negócio desse", pontua.

Segundo o especialista, após o primeiro é possível esperar de três a quatro dias para o próximo banho, desde que seja feita uma higienização adequada, mas cuidado: muitos dias sem banho coloca em risco a saúde do bebê.

"Quando você fala em não dar banho até o cordão cair é preocupante: o bebê pode ter uma infecção na pele e, inclusive, uma infecção no próprio coto umbilical, chamada onfalite, por isso é importante que o bebê esteja sempre limpo", adverte.

A única recomendação para a falta de banho em um recém-nascido por vários dias seria de um quadro clínico ruim que realmente impossibilitasse ou postergasse esse banho. "Em pacientes que são menores de 37 semanas, a gente pode ficar até três ou quatro dias sem banho, mas habitualmente, sempre que possível, mesmo o bebê na UTI toma banho baseado nas suas necessidades", conclui o pediatra.