PUBLICIDADE

Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Equilíbrio

Campanha de VivaBem tem como foco ajudar a enfrentar depressão pós-parto

Do VivaBem

21/03/2021 04h00

O nascimento de um bebê costuma vir acompanhado de muita alegria pela família. Mas, para algumas mulheres, a chegada de um filho também pode trazer um intenso sofrimento. Estima-se que a depressão pós-parto acometa entre 10% e 20% das mães. Muitas vezes, o problema tem início ainda durante a gravidez —por isso, ela também pode ser chamada de "depressão perinatal".

O quadro, que se não for tratado pode se tornar uma depressão crônica ou até se agravar e trazer riscos para a mulher e o bebê, ainda visto como um tabu pela sociedade e até pelas famílias. Não é incomum, por exemplo, que a mulher seja julgada por se sentir triste em um período que deveria ser "mágico". Essa romantização da maternidade, aliás, é um dos gatilhos apontados por especialistas para que a doença apareça.

Campanha depressão pós-parto - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Para chamar a atenção para o problema e alertar sobre seus impactos, VivaBem inicia nesta segunda (22) a campanha Supere a Depressão Pré e Pós-parto, com a publicação do especial Mamãe Não Está Feliz. Ele mostra como identificar e tratar a depressão pós-parto, o impacto do problema para mães e bebês e como ajudar quem tem o transtorno. Ao longo da semana ainda serão publicadas outras reportagens sobre o assunto, para mostrar como quadro afeta mais as mulheres que vivem na periferia, o que não falar para uma mãe que tem o problema e táticas que podem ajudar a superar a doença.

Além disso, no dia 23, às 11h, especialistas e convidados participarão de uma conversa ao vivo sobre o assunto, com transmissão no Youtube, na home do UOL e no VivaBem. O encontro terá a participação da atriz Samara Felippo, da ginecologista e obstetra Larissa Cassiano e da psicóloga clínica Danielle Braga, com mediação do psiquiatra e colunista de VivaBem, Jairo Bouer.

Fique ligado: a campanha será a primeira de uma série que, ao longo do ano, trará conteúdos temáticos para ajudar a combater problemas que muitas pessoas enfrentam no dia a dia e ajudar você a ter mais saúde e bem-estar.

Equilíbrio