Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Paulo Zulu conta como envelheceu bem: felicidade, equilíbrio e esporte

De VivaBem, em São Paulo

03/12/2020 12h41

No primeiro painel do fórum Ageless Talks, cujo tema foi "Idade cronológica x Idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo", que aconteceu hoje, Paulo Zulu, empresário e modelo, contou que, aos 18 anos, fez uma projeção de como gostaria que fosse o seu envelhecimento.

"Comecei a ler livros sobre como elevar mais a espiritualidade. E entendi que precisava aproveitar as oportunidades e cuidar do meu corpo", disse Zulu, que está com 57 anos. "Me perguntei: 'Como quero envelhecer? Com sequelas, remediando?' Vamos esquecer da idade cronológica, e manter a máquina com 18 anos através de alimentação, cabeça boa, felicidade, equilíbrio e esportes".

Também convidado do painel, o ex-atleta de futebol e palestrante Zé Roberto, 46, segue a mesma a linha: "Entendi que meu maior patrimônio e meus maiores investimentos são a minha carreira, a saúde e a família. E quando percebi que meu corpo era meu instrumento de trabalho, passei a cuidar melhor de mim, com alimentação saudável."

No entanto, não é apenas a prática de atividade física e uma boa dieta que garantem um envelhecimento biológico saudável, segundo Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga, também presente no painel.

A felicidade ganha muito mais do que qualquer exercício ou alimentação saudável. Ter sonhos e não se sentir limitado também é muito importante. Não se deixar se abater com a idade. Fazer aquilo que nos inspira nos coloca uma grande força existencial.

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg