Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Totia Meireles: "Quem gosta de sexo vai continuar gostando após menopausa"

Do VivaBem

03/12/2020 15h04

O terceiro painel do programa Ageless Talks, realizado nesta quinta-feira (3), pelo VivaBem, trouxe o tema "Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena após os 45", assunto muito comum na meia-idade, afinal, Por conta da queda hormonal que ocorre com a menopausa, pode haver uma diminuição do desejo por sexo.

Para a atriz Totia Meireles, 62, a manutenção da libido nessa fase da vida tem muito a ver com a rotina sexual que a pessoa já tinha. "Claro que tem a coisa da menopausa, mas quem teve uma vida sexual boa a vida inteira, vai continuar. O desejo pode diminuir, mas quem gostava de sexo vai continuar gostando. Vai ser diferente, mas a vida sexual vai continuar boa. Você tem que procurar seus caminhos, se estimular e estimular o parceiro", disse. A atriz ainda afirmou que o casal se conhecer bem e "saber o que é bom e o que não é para os dois" também ajuda na satisfação.

O psiquiatra Jairo Bouer, 55, que também participou do debate, disse que muitas pesquisas mostram que a qualidade da vida sexual das mulheres melhora na meia-idade, e isso realmente tem muito a ver com a qualidade do relacionamento do casal. "O desejo não 'brota do nada'. Quando o relacionamento está legal e a gente se comunica com o parceiro, a coisa fica muito mais bacana", disse Jairo.

Já a comunicadora digital e empreendedora Patrícia Parenza contou que sempre busca manter uma mente sexo dentro de um corpo de 50 e estimular seu apetite e o do parceiro, e revelou os "recursos" que usa para isso: "Nunca tive tantos vibradores e lingeries quanto agora! Sempre estou deixando meu parceiro com tesão e me auto-induzo por esse caminho. Não dá para deixar a coisa ser apenas espontânea."

Jairo explica que não é só a queda hormonal que afeta a libido na meia-idade. Fatores como estresse, problemas de sono, sintomas depressivos e outros quadros comuns nessa fase da vida também podem reduzir o desejo sexual. Por isso, é muito importante buscar ajuda de um especialista ao perceber que o apetite sexual sofreu uma grande interação, para buscar as ferramentas certas que vão ajudar a resolver o problema.

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg